30 de maio de 2012

Dafra: os esforços de quem quer crescer

Olá a todos!


Aqui estou eu, uma semana depois, a relatar o desfecho da novela de um mês cujos protagonistas foram meu Citycom, eu, a concessionária C&D de Goiânia e a Dafra (veja a postagem do dia 23/05).


Sei que normalmente contar o final de um filme ou uma novela é muito chato, mas antes de detalhar os "como", os "quando" e os "porque" faço questão de dizer como acabou: retirei hoje meu "Trovão Azul" (...que aliás agora estou chamando de Marley, como o famoso labrador do filme), novinho em folha, com carenagens novas, todo lavado e polido, parecendo um 0km.


O scooter foi interiamente revisado e, embora tenha andado pouco nele, tudo parece estar perfeito: barulhos sumiram, CVT preciso como um relógio suiço, motor redondinho e tudo mais. Cabe aqui um elogio sincero e merecido ao Fernando (mecânico da C&D Avant Motos de Goiânia), pois em uma noite fez um trabalho excelente, e também ao João Paulo, que me atendeu muito bem, mesmo quando cheguei na concessionária um tanto... "nervoso".


Mas como é possível que tudo isso se resolveu em apenas 48 horas?
Simples: no dia 28, revoltado com a falta de respostas definitivas tanto do SAC da Dafra quanto da C&D, entrei no site reclameaqui.com.br onde postei uma reclamação formal a respeito da situação. Coincidência ou não, no dia seguinte fui concactado pelo Sr. Fábio, da Dafra que disse lamentar muito o ocorrido e garantiu que resolveria a questão em até 3 dias. No dia seguinte (ontem) fui pessoalmente até a C&D ver como estava meu scooter e fiquei decepcionado ao vê-lo desmontado, sujo e enconstado num canto da oficina junto com outras motos. Nesse mesmo dia o João Paulo me disse que as peças haviam chegado e me levou até o estoque para mostrá-las. Tentei buscar respostas quanto à demora na entrega das peças com o Sr. Contini, mas infelizmente não estava na loja e problemas técnicos com os celulares impediram uma conversa sensata e resolutiva.
Uma informação que tive tanto da Dafra quanto da C&D é que a Dafra está transferindo o depósito de peças para outro local e tal mudança acabou acarretando problemas de logística e demoras incríveis na distribuição. Seja o que for, isso não é nem deve ser problema do consumidor que comprou sua moto e tem o direito de se locomover com ela.


Em fim, depois de passar a noite aos cuidados do Fernando, hoje pela manhã recebi duas ligações - do Sr. Fábio primeiro e do Sr. Contini depois - para me avisar que o meu scooter estava pronto para ser retirado.


De qualquer forma, apesar do enorme transtorno que tive ao ficar um mês sem scooter, Dafra e C&D souberam como se fazer perdoar: ganhei um bom desconto da Dafra nos reparos e na revisão (tudo ficou em R$ 1.000,00), o Sr. Contini me concedeu mais um desconto "extra" e facilitou o pagamento com parcelamento sem juros e o Sr. Fábio, da matriz, me presenteou com a próxima revisão gratuita (a de 12000 km).


E assim, embora seja inegável que pisaram na bola, tudo se resolveu bem e me considero extremamente satisfeito com o tratamento que recebi. Mais uma vez percebo claramente os esforços da Dafra para emergir e se destacar entre as marcas de motos no Brasil.


Meus agradecimentos vão ao Sr. Fábio da Dafra, ao Sr. Contini e ao Sr. Denis (diretores da C&D) e à galera da oficina da C&D pelo cuidado que tiveram com o meu Citycom.


Parabéns a todos por conseguirem transformar um cliente revoltado e indignado num consumidor feliz e satisfeito.




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Até a próxima!
(favesi@gmail.com)

23 de maio de 2012

CGzeiro por um mês: dono de Citycom tem que ter paciência...

Olá a todos!

Meses atrás recebi um e-mail no qual fui acusado de ser muito "parcial" ao falar do Citycom e da Dafra, como se tivesse alguma coisa a ganhar com isso. Respondi àquela mensagem argumentando que não se tratava de "puxar o saco" da Dafra - da qual aliás jamais ganhei nada, nem sequer um obrigado - e sim de difundir informações sobre um produto novo que a maioria não compra simplesmente porque não o conhece.

Disse ao remetente da mensagem que sou sim "parcial", afinal gosto de scooters e gosto do Citycom, senão não teria comprado um. Disse a ele que o meu blog não é nem pretende ser um veículo de informações imparciais e objetivas, mas apenas um meio de dizer aos outros o que EU acho, o que EU sinto, o que ME agrada e desagrada. Disse também que se não falei mal do produto não é porque quero ganhar as graças da Dafra, mas apenas porque nem o Citycom nem o atendimento das lojas me desapontaram. Simples assim.

Óbvio, a cada um a liberdade de ler, processar e assimilar as coisas que escrevo da forma que quiser, afinal é para isso que temos o preciosíssimo livre arbítrio.

Devem estar se perguntando: "o que tudo isso tem a ver com o título da postagem?"

Pois bem, há três dias me tornei um integrante da turma dos CGzeiros, pois estou andando numa CG 125 Fan preta que me foi emprestada com imensa gentileza pelo meu vizinho e amigo Marcos "Doidera", fundador e líder da equipe de manobras radicais Doidera Moto Show (www.doiderashow.com.br). O motivo? Meu Citycom está parado na oficina da C&D Avant Motos desde o dia 24 de abril (quase um mês!), onde encontra-se parcialmente desmontado e sem possibilidade de efetuar os reparos porque até agora a Dafra não enviou as peças a serem substituídas.

Entenderam? Quase um mês na oficina e as peças nem saíram de lá!
Imaginem só o que estou ouvindo dos meus amigos, colegas e familiares... "tá vendo? eu disse pra você não comprar!" .... "eh cara... é Dafra né!" ... "se tivesse comprado a Fazer já tava de volta na rua há muito tempo"... "nossa cara, ainda não pegou a moto???"... e por aí vai.

No dia 17 de maio mandei para a Dafra um e-mail solicitando informações e, QUATRO dias depois, recebi a seguinte "não-resposta":

Prezado cliente,

Agradecemos o contato e informamos que sua solicitação foi registrada conforme o protocolo 334798678 encaminhada ao setor responsável.
Em breve entraremos em contato posicionando-o a respeito.

Atenciosamente,

Central de Relacionamento Dafra Motos.

Em outras palavras: "senta e espera..."

Visto que até hoje ninguem entrou em contato comigo, mandei a mensagem a seguir:

O meu contato com você foi no dia 17. Demoraram 4 dias para decidir que entrarão em contato. Hoje é 23, isto é, passou-se quase uma semana desde meu contato e ainda estou aguardando ser posicionado a respeito.

Não acham que estão demorando demais? Apenas quero saber porque não mandaram minhas peças e quando pretendem fazê-lo! Não compreendo tamanha complicação.

Será que a Dafra faz questão mesmo de permanecer "Dafra" para o resto da vida, ou pretendem evoluir para o mesmo patamar de atendimento das "grandes"?

Reflitam, pois hoje a Dafra comercializa excelentes produtos e tem potencial para se tornar uma grande marca, mas esse "pouco caso" no atendimento ao cliente é lastimável e pode decretar a permanência da marca num purgatório de mediocridade que a rotulará para sempre como "mais-ou-menos".

Atenciosamente

Sabem o que a Dafra respondeu?

Prezado cliente,

A Dafra Motos agradece seu contado e informamos que suas informações foram encaminhadas ao setor responsavel. Em breve entraremos em contato.

Atenciosamente,

Central de Relacionamento Dafra Motos.
Em outras palavras: "F#da-se!"

O que acho interessante e como o conceito de "em breve" possa ser subjetivo.

Então... Se não me queixei antes foi porque a Dafra não havia me dado motivo para isso.
Agora deu.

Enquanto isso fico por conta da Fan 125 do Doidera.... Valeu irmão!


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Até a Próxima (espero com boas notícias)
favesi@gmail.com



15 de maio de 2012

Preparem o bolso...

Olá a todos!

Passadas três semanas do acidente em que me envolvi com o Citycom, recebi inúmeros e-mails de apoio, desejos de melhoras e brincadeiras de muitos seguidores do blog. Prefiro não citar nomes para não cometer gafes esquecendo um ou outro, mas agradeço imensamente a todos pela força e pela amizade que demonstraram, mesmo se nunca ter sequer visto a minha cara (não perderam nada...garanto! rsrsr).

A minha perna está quase 100%, já meu pulso esquerdo persiste em querer doer e me incomodar, por isso tive que passar a usar uma tala que o imobiliza parcialmente. O ortopedista disse que provavelmente um osso com o nome bem esquisito e que agora não me lembro está trincado, mas só o tempo irá dizer...

Quanto ao scooter, por sorte nenhum elemento estrutural ficou danificado, mesmo assim a conta que me apresentaram para os reparos causou em mim aquele “friozinho na barriga”. Antes de colocar o valor, vamos à lista das peças a serem substituídas:

• Interruptor de partida: R$ 150,00
• Para-lama dianteiro: R$ 273,00
• Carenagem dianteira (parte traseira): R$ 196,23
• Carenagem dianteira (parte frontal): R$ 421,08
• Capa do reservatório do líquido de arrefecimento: R$ 26,65
• Carenagem de sustentação do para-brisa: R$ 232,25
• Mão-de-obra: R$ 150,00

Detalhe: isso é o consegui decifrar, pois as descrições dos itens no orçamento estão todas abreviadas, o que demanda certos dotes de interpretação que não sei se possuo...

Em suma, sem trocar nenhum elemento mecânico como radiador, garfo, roda, mesa, etc., a continha ficou em consideráveis R$ 1.449,21, ou seja, cerca de 11% do valor do scooter. Isso porque optei por não trocar a placa de proteção do escapamento que só ralou um pouco (...nada que uma mão de tinta não resolva).

Confesso que a princípio achei a conta um tanto salgada, embora de certa forma já esperava, por se tratar de um scooter não muito difuso e para o qual não existem peças paralelas. Mas, com grande surpresa, descobri que os donos de outras motos 250/300 não são muito mais sortudos do que eu: por mera curiosidade liguei em algumas revendedoras Honda, Yamaha, Kawasaky e Kasinsky e descobri que as peças originais de motos como XRE 300, Ténéré 250, Ninja 250 e Comet 250 não são nada baratas (as da Ninja, aliás, são mais caras que as do Citycom...); a grande vantagem é que, para algumas dessas motos, encontram-se componentes paralelos mais em conta.

Quanto à demora, eis outro preço que se paga por andar num scooter “diferente” em Goiânia: já faz 15 dias que o Citycom está nas mãos do pessoal da C&D e as peças ainda não chegaram, o que me faz pensar que ainda irei ficar de carona com a minha esposa por uns bons dias...
Pelo que sei, o pedido foi feito pelo Sr. Contini assim que autorizei os reparos, mas a matriz demorou um pouco para realizar o envio – isso não é novidade... –.

Por fim, “para noooooooooossa alegriaaaaaaaaaaaa”, seguem algumas fotos do pobre Trovão Azul machucado (tirem as crianças da frente do computador! São imagens fortes e perturbadoras... rsrsrs). 


- detalhe da carenagem frontal esquerda: base do para-brisa -

- placa de proteção do escapamento - 

- dianteira do scooter - 

- detalhe da carenagem frontal direita: protetor de mão -



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Até a próxima!
(favesi@gmail.com)