3 de dezembro de 2010

Ê Dafra, cuidado com seus vendedores!

Na postagem de hoje quero falar sobre uma situação um tanto desconfortável que me foi relatada há dois dias. O fato é que recebi um e-mail de um leitor que pediu que confirmasse a informação de que a Citycom 300i é flex, isto é, pode rodar com gasolina ou etanol.
É claro que não. A Citycom não é flex.

Mas fiquei intrigado com o questionamento e perguntei ao leitor onde ele havia obtido essa informação. Confesso que ao ler a resposta fiquei muito preocupado: ele foi até uma concessionária Dafra na cidade onde mora no estado de Minas Gerais (omito detalhes para não prejudicar os envolvidos) e o vendedor que o atendeu alardeou com toda convicção que a moto é bicombustível, e não só: ainda afirmou que qualquer moto moderna com injeção eletrônica pode usar álcool, o que definitivamente não é verdade.

Esse acontecimento levanta mais uma vez o eterno problema do despreparo técnico, ético e de postura de alguns profissionais (não todos) que não economizam "falsas verdades" para vender seu peixe.
Se isso já é algo sério para qualquer firma, pode se tornar extremamente prejudicial para uma empresa nova - como a Dafra - que está investindo pesado para se afirmar no mercado nacional.

O que mais me surpreendeu é que essa situação contrasta com o que ocorreu comigo, pois a vendedora que me atendeu demonstrou conhecer muito bem a moto, relatou itens exclusivos e características téncicas com clareza e esclareceu todas as minhas dúvidas sempre que precisei.

Querida Dafra, é preciso capacitar, informar e treinar os vendedores, que são a sua "linha de frente". É preciso que eles conheçam bem o produto que estão vendendo. É preciso que sejam honestos e claros. E é imprescindível que essas pessoas tenham a humildade de reconhecer suas falhas e buscar características e dados de que não tenham plena certeza.

Ainda bem que temos a internet...


Aproveito para convidar qualquer pessoa que tenha dúvidas e queira saber mais sobre a Citycom a entrar em contato comigo. Não que eu seja "o Guru das scooters", simplesmente pesquisei muito a respeito e possuo bastante informações sobre a moto.



_____________________________________
Obrigago pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)

|

10 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, quando fui ver em minha cidade, perguntei ao vendedor o preço do pneu, ele me enrolou,disse que teria que ver lá em cima, e que achava que não teria ele porque fazia 1 mês que a scooter havia chegado e não tinha os pneus. Agora pergunto, se um item básico já não tem nesse tempo, como fica as outras peças???

Se for assim que a DAFRA quer enfrentar o mercado, está muito atrás das outras. Acho a Citycom linda, mas para mim só andar dentro da cidade e pela confiança que tenho nas concess.Honda ainda prefiro a LEAD.

Mas um dia posso mudar de idéia...

Wilson Belarmino

Fabrizio disse...

Olá Wilson!
Bom, quanto à questão das peças aqui na concessionária de Goiânia eles têm pneus, pastilhas de freios e outras partes de uso mais comum.
Mas entendo seu ponto de vista...

Bom fim de semana!

Anônimo disse...

Fabrizio, fiz isso após ler seu blog, e gostaria de tirar uma dúvida, se é verdade essa história do pneu traseiro estar R$ 500,00, essa informação procede???

Obrigado pelas dicas...

Wilson Belarmino

Unknown disse...

Fabrizio, boa noite.

Em primeiro lugar obrigado por ter feito o blog. Realmente ajudou muito.
Acabei de pegar a minha, azul na Moto Place em Sao Paulo.

Espero ficar tao bem impressionado como voce.

Mantemos contato.

Abs,

Luis Felipe Murano

Anônimo disse...

Fabrizio

Acabei conhecendo seu blog através de um forum, que agora não me lembro qual foi.
Eu tenho vontade de comprar um Citycom e estava pesquisando um pouco.
Por enquanto eu gostaria de agradecer pelos seus relatos e informações, tão úteis e até agradáveis de se ler.
Por favor continue, porque assim como eu, certamente muitos irão se aproveitar da oportunidade de ouvir a opinião de um usuário.
Parabéns e obrigado. Rodrigo

Fabrizio disse...

@ Wilson Belarmino:

Olha, confesso que não cheguei a perguntar sobre pneus na concessionária Dafra, mas numa loja aqui em goiânia onde pesquisei antes de comprar o pneu traseiro custa R$ 385,00 e o dianteiro R$ 345,00.
Realmente são caros - e francamente acho bobagem comparar com preço de pneu de CG pois as motos não pertencem à mesma categoria -, mas o preço está alinhado ao dos pneus originais de motos como CB300, Fazer, etc.

Abraço!

Fabrizio.

Daniel Mambrini disse...

Ja que apareceu o papo de pneu, caro + -, precisa ver quantos km vai aguentar o pneu traseiro por exemplo, o pneu da burgman 125 custa em media 120 mangos, mas dura por volta de 8000km, ou seja se o da 300i durar uns 24000km ja proporcionalmente da na mesma... e o da frente como em toda scooter deve durar bem mais que isso...

Mais uma vez parebens pelo blog.

Fabrizio disse...

Pois é Daniel, concordo plenamente. Não sei quanto os penus vão durar(isso depende da qualidade da mescla usada na borracha e também da estrutura e da correta calibragem). Segundo um dos mecânicos com que falei, um pneu desses deve durar uns 15000 kms - mas são apenas especulações... o tempo dirá! rsrsrs.

Anônimo disse...

Olá Fabrizio,
Ser for esse o valor do pneu, está de acondo com as cilindradas, aí sim ficou de acordo.

Vou dar um tempinho, (1 ano mais ou menos), pra comprar uma, enquanto isso vou levando de Lead.

Continue com suas postagem assim que está ótimo, isso ajuda a pessoas como eu que queiram um dia comprar essa maravilha de scooter.

Abraços e parabéns pelo blog.

Wilson Belarmino

Roberto Melo disse...

Parabéns pelo blog e pela moto.
Recentemente me coloquei num dilema: escolher minha próxima moto, que deve atender viagens de até 400km com garupa. Antes da Citycom, era quase unânime a XRE300, com leve queda pela Lander X. Porém agora fica entre a Citycom e a Tenere.
No final de dezembro, 4 meses após o lançamento da Citycom, 3 meses após a última visita que fiz à cc Dafra aqui da cidade, eu tinha acabado de "vistoriar" as Teneres branca e preta na Yamaha. Haviam duas vendedoras na porta da cc Dafra. Ao me aproximar delas, logo perguntei se elas sabiam quando a Dafra iria trazer a C300 pra demonstração e, pra minha surpresa, parecia que eu falava grego. Elas não sabiam nem que a Dafra tinha moto 300cc (ok, 263cc), muito menos o que era essa tal Citycom. Imaginei logo os mecânicos recebendo minha moto no valor de R$ 13.800 para "revisão de quê mesmo?".
A Dafra está com tudo, mas os vendedores não tem compromisso com a marca, ou a marca não tem compromisso com os vendedores.