Olá a todos!
Desculpem a falta de postagens, o fato é que os compromissos profissionais estão tomando 150% do meu tempo (precisaria de dias de 48 horas para fazer tudo que preciso...).
Mas vamos ao que interessa.
Meu Citycom está muito bem e não apresentou nenhum tipo de defeito ou problema. Com quase 4000 km rodados e todas as revisões em dia o maxi scooter está esbanjando saúde e continua capturando olhares por onde passa. Confesso que a falta de tempo me fez ficar um tanto desleixado quanto à limpeza, por isso o pobre "Trovão Azul" anda bastante sujo... Prometi a ele que no sábado vou dar um banho caprichado!
Dias atrás o Cyro (leitor de velha data) me mandou uma reportagem publicada no jornal O Globo do dia 6 de abril sobre o Citycom (clique aqui para ler). O autor da reportagem destacou como principal aspecto negativo a dureza do sistema de amortecimento, que segundo ele se traduz em boas pancadas no chassis e no piloto. Sinceramente, desde que regulei os amortecedores traseiros para a posição mais macia isso melhorou sensivelmente, mas devo admitir que as pancadas vindo da roda dianteira às vezes são bem secas e podem assustar quem nunca andou de scooter ou quem vem de motos enduro/off-road.
Afinal, sempre escrevi que o terreno ideal dos scooters é o asfalto e que eles não digerem bem as estradas mal cuidadas que infestam nossas cidades. Aliás, aqui em Goiânia/Aparecida de Goiânia a situação está crítica. Especialmente em Aparecida parece que o nosso querido prefeito Maguito Vilela - com sua estratégia do "asfalto-marketing" - resolveu cobrir todas as nossas vias com uma camada ridícula de algo semelhate ao asfalto mas que se desfaz instantâneamente quando entra em contato com a água.
Assim, andar de Citycom por aqui se tornou um tipo de teste de reflexos e visão de longo alcance para conseguir desviar a tempo das inúmeras crateras entre as quais passam pequenos caminhos de asfalto intacto.
Pelo menos as rodas de 16 polegadas ajudam a amenizar a sensação de desconforto. Por falar nisso, é incrível a diferença entre o Citycom 300i e os scooters menores (Neo, Burgman 125...) ao passar em vias com pavimentação ruim: meses atrás andei num Neo 2008/08 e quando passava nos buracos tinha a sensação que o coitado ia desmontar e ficar só no chassis. O Citycom não transmite isso (mas também não é uma Falcon...).
Só mais uma coisa: sobre os intervalos de troca de óleo, entre os 1000km sugeridos pela concessionária e os 3000km indicados pela SYM, resolvi chegar a um meio termo e trocar o óleo a cada 1500km. Explico o porque: em ocasião da revisão dos 3000km tive a oportunidade de ver o óleo sendo retirado do scooter: ele estava perfeito! Limpo, transparente... peguei nele e ainda estava bem "oleoso", nada aguado. Em fim, parecia aguentar ainda uns 1000km fácil fácil.
Precisamos lembrar que descarte de óleo é um problema, por isso desperdiçar é um pecado contra o meu bolso e, o mais importante, contra o meio ambiente! Por isso resolvi esticar de 500km os intervalos de troca. Farei o teste na próxima troca (com 4500km) para ver a situação do óleo que sairá do motor.
Quero finalizar agradecendo a todos pela participação ativa, pelos inúmeros comentários deixados e por compartilhar experiências, reclamações e elogios sobre a Dafra e o Citycom. Devo à vossa colaboração grande parte do sucesso desse blog, que está se tornando um canal aberto e objetivo para todos aqueles que buscam informações "verdadeiras" sobre esse produto.
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Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)
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11 comentários:
Eu também mudei a idéia da troca de óleo da XRE, a troca e a revisão sempre casam com 4.000km, mas nessas ultimas revisões já notei que não dá para rodar com certa segurança com 4.000km a cada troca de óleo pois, depois de 3.000km rodados o câmbio começa a ficar mais duro o barulho do motor mais alto e nas desaceleradas fica mais bruscas. Então resolvi trocar a cada 2.000km para conseguir trocar o óleo junto com as revisões (8.000 que se aproxima, seria interessante se todos conseguissem perceber essa diferença e criar uma média assim tería-mos motos com motores melhor conservados.
Tenho lido seu blog e várias reportagens sobre a citycom e umas das críticas feitas por várias revistas, além da suspensão, é a altura do parabrisa, que fica no nível dos olhos, o que atrapalha a visão e o freio dianteiro, que quando acionado com vigor, trava a roda, segundos tais revistas. Existe alguma possibilidade da syn/dafra corrigir estes problemas?
Luciano Viana
@Anônimo
Olá!
Quanto aos problemas que muitas revistas e sites relatam a respeito do Citycom, aqui está minha opinião: a suspensão dianteira é realmente "seca" e isso incomoda um pouco em vias esburacadas. O freio dianteiro nunca apresentou problemas de travamento de roda, nem mesmo quando o solicitei com força, pelo contrário um dos maiores elogios que tenho sobre o maxi scooter Sym/Dafra é que o sistema de freios funciona muito bem. Agora, sobre a altura do parabrisa, isso é muito relativo: pra pessoas como eu, com altura de 1,75, ele não fica na altura dos olhos e não atrapalha a visibilidade. alvez para os mais altos... mas isso é meio complicado de resolver. Na Itália a Sym oferece como opcional um parabrisa mais alto, mas aqui no Brasil não tem nem previsão. A única observação que tenho a fazer sobre o parabrisa é que, devido à sua altura, cria certo ruído aerodinâmico pois desvia o ar para a parte superior do capacete dos que medem ao redor de 1,70m.
Obrigado por seguir o blog!
Olá, tenho uma Citycom preta - a "Caveirão", que por conta do apelido estou customizando aos poucos no estilo. Tinha uma custom e esta coisa de modificar já está no sangue. Na minha, coloquei punhos cromados de custom (ficou excelente0; emblema (de caveira) cromado embaixo da bolha - com o nome Haley-Davidson (que leva alguns desavisados a confundir as marcas), que se sobrepôs perfeitamente ao símbolo da Sym, acabando com aquela coisa ridícula da moto ter dois "nomes"; coloquei protetor de placa cromado e parafusos de caveira com olhos que acendem; pus fita refletiva branca nas rodas (pretendo trocar por vermelhas) e no paralama dianteiro, aparafusei um adereço de caveira de metal, em relevo, além de dois olhos-de-gato nas laterais dianteiras. Ficou show... e única. Já encomendei o suporte de bauleto (lançamento Roncar), que vai aumentar a capacidade de bagagem. Bem, é isso. Volterei outras vezes. Abraço.
Olá a todos.
O site www.adaometais.com.br vende alguns acessórios para o Citycom 300i, dentre eles um parabrisa 19 cm mais alto.
De fato, já li alguma coisa sobre caras que tem altura na faixa de 1,80m relatarem problema de visibilidade.
Abraços.
@ Paulo Shmidt
Fala Paulo!
Cara, a "Caveirão" deve ter ficado show! Eu tive uma Intruder 250 há alguns anos e também customizei ela inteira!
Se puder manda por e-mail algumas fotos para postar aqui no blog, vai ser show!
Obrigado!
Fala Fabricio, tudo ok?
Como prometi antes, criei um blog para relatar o dia a dia aqui em SP, com nosso trânsito caótico e ruas esburacadas. Se me permitir, o endereço é:
http://citycom300i.blogspot.com/
Obrigado e continuo acompanhando seu blog, que por sinal, é atualmente a melhor fonte de informação da citycom.
Abraço
@Juan RR
Olá Juan! Parabéns pela iniciativa, li suas postagens e são bem interessantes.
Nossos blogs acabam sendo "irmãos"... até no nome.
Abraço e obrigado por seguir meu blog!
caro amigo o óleo seu TROVÃO estava nas condições supra citados por não ter sistema de embreagem banhada a oleo ,vc poderia até utilizar oleo automotivo ,tipo aqueles que duram 10000 km ,pois seu motor é similar ao de carros inclusive na refrigeração que é liquida,abraços e continue na paz
@Anônimo
Isso é verdade, até porque a transmissão do Citycom é do tipo CVT. Quanto ao uso de óleo automotivo, valeu a dica!
Obrigado por seguir o blog!
Fabrizio.
Olá a todos, existem coisas muito estranhas no mundo das duas rodas.
Estou a escrever de Portugal, e vou comprar um scooter citycom 300i no próximo mês, mas ao contrário do que é referido neste blog, as revisões aconselhadas pelo importador em Portugal referem mudança de óleo a cada 6000Km. Alguém tem mais informações sobre isto?
Obrigado a todos e Boas Curvas!
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