6 de outubro de 2012

Um caso a ser acompanhado...

Olá a todos!

Recebi muitas broncas por e-mail por não postar nada de novo há um bom tempo. Afinal, desde que iniciei este blog procurei manter um ritmo mínimo de uma ou duas postagens por mês. Entendo os que ficaram desapontados comigo, mas infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) o tempo anda muito curto de uns meses pra cá, o que me impede de dedicar ao blog a atenção que eu e vocês gostaríamos.

Bom, vamos ao que interessa...
Há muitas coisas sobre as quais quero falar, mas na postagem de hoje resolvi dar prioridade a um caso extremamente bizarro e sério que aconteceu com um proprietário de Citycom em São Paulo: pelo que me foi relatado, o motor do maxi scooter simplesmente explodiu durante um passeio a 120km/h na estrada.

A história desse Citycom é a seguinte: foi comprado 0km pelo Cyro (seguidor desse blog) que o vendeu com cerca de 3000km rodados para passar a um Piaggio MP3. Depois disso o segundo dono o vendeu para uma terceira pessoa (proprietário atual) que teve esse, digamos, “inconveniente” com o motor.
Quanto à manutenção realizada pelo Cyro sinto-me em condição de dizer que foi feita com todo o esmero possível, pois trocamos uns e-mails nos quais trocamos informações, dicas e impressões. Já em relação aos donos sucessivos, tudo indica que também seguiram à risca quanto determinado pelo manual de uso, embora não tenha nenhum relato direto sobre isso.

Quando o Cyro me colocou a par do ocorrido dei minha opinião sobre o que poderia ter levado ao “estouro” do motor:

[...] o que pode fazer um motor "explodir" dessa forma pode ser má lubrificação, superaquecimento ou falha estrutural.
No primeiro caso é preciso verificar a qualidade do óleo e os intervalos de troca, bem como a eficiência do sistema de lubrificação do motor (que pode ter apresentado defeito);
No segundo caso deve-se verificar se havia líquido de refrigeração suficiente no sistema e/ou se o sistema em si estava funcionando corretamente;
No terceiro caso se faz necessária uma inspeção por parte de um perito da SYM/Dafra para averiguar o estado das peças (fixas e móveis) do motor a fim de descobrir o que pode ter ocasionado o defeito. [...]

Também contei ao Cyro que...

[...] eu e um colega aqui em Goiânia participamos de algumas excursões promovidas pela concessionária Dafra C&D Avant Motos e chegamos a dar umas boas esticadas nos nossos Citycoms. Tanto eu quanto o Dr. Sérgio chegamos ao limite de corte de giros e mantivemos tal ritmo por um bom tempo, mas não aconteceu nada com o motor. No meu caso, o Citycom perdeu a marcha-lenta no dia seguinte (segundo o mecânico o bico injetor estava parcialmente entupido devido a combustível de má qualidade...), mas tudo se resolveu com uma limpeza de bico e R$ 60,00. No caso do Dr. Sérgio o Citycom dele não apresentou problema algum até onde eu sei. [...]

Vou postar aqui umas fotos do motor “explodido” para que possam ter uma boa ideia do que aconteceu.



Pedi ao Cyro que me mantenha informado sobre o caso e deixo aqui também minha solicitação à Dafra para que se manifeste de modo a esclarecer as causas e acalmar os ânimos dos atuais e futuros proprietários de Citycom.

A seção de comentários está aberta a todos!


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Até a próxima!
(favesi@gmail.com)


6 comentários:

Anônimo disse...

Olá.
Conheço o dono da Citycom, com o motor que explodiu.
Até agora, não consigo entender, e vendo as fotos, pior ainda... de como isso aconteceu.
A Dafra/Sym deveria dar mais apoio ao usuário da Citycom e investigar o que aconteceu e se for defeito de fabricação, nada mais justo de susbstiuir o moto da mesma, sem custo para o usuário.
Tenho uma Citycom e adoro, nunca tive nenhum problema ao longo de 11.500Km de felicidade.

Anônimo disse...

Dafra entrou em contato com o Dono dessa Citycom e vai fazer o conserto, sem nenhum custo para o mesmo.

Alexandre disse...

Olá pessoal! Sou proprietário de uma Citycom, agora com 16000 km rodados e ela começou a patinar quando arranco, levei na oficina e disseram que não era a correia, que por sinal é nova, no caso seria a embreagem e que custa 1450,00. Gostaria de saber se alguém já teve problema de embreagem, to achando pouca km pra apresentar esse problema e muito cara também. To pensando em levar numa outra oficina, mas não conheço nenhuma de confiança aqui no RJ. Abraços a todos!!!

Davidson Duarte "Wolvera" disse...

hum.... bom, primeiramente, parabéns pelo blog, descobri pelo interesse que tenho neste scooter. Quem sabe ano que vem serei mais um proprietário do Citycom? Tenho uma Intruder 800 96 e estou inclinado a troc-ala em um scooter desse (alguns acham loucura, mas to cansado das custons: desconfortável e gastona em todos os sentidos).

Segundo, uma opinião sobre esse ocorrido: eu possuía um jipe que apresentou o mesmo problema: cabeçote super carbonizado e o pistão quebrado. A causa foi vazamento da junta do cabeçote, que deixava um pequeno fio de água de arrefecimento escorrer para dentro do cilindro... só que um dia esse fio aumentou e acabou levando a um "Calço hidráulico", pelo acúmulo de líquido na câmara.

Pode ser o mesmo caso desse scooter aí. E se for, pode até ser crônico, por conta do material utilizado na fabricação da junta.

Johnatan Oliveira Wanderley Santos disse...

Pelo que vi na foto, o motor quebrou a biela, o que é muito comum quando se força o motor em altas rotações com ele ainda frio, tal fator ocorre por conta da dilatação térmica das peças.

ADERBAL disse...

Tenho uma citycom tirada zero, atualmente com 19.000 kms fiz as revisões recomendadas e trocando óleo a cada 3000 kms, o unico problema que ela apresentou foi causado por combustivel de má qualidade, com relação a trepidação na saida em marcha lenta é só passar no concessionario e lubrificar os roletes sem custo. ainda não notei diferença de desempenho dela zero e com a kilometragem atual, creio que se fizer as revisões recomendadas ela rodará varios 19 mil kms sem problemas.