Olá a todos!
Pessoal, desculpem mesmo a falta de postagens… é que o tempo anda curto MESMO!
Não que esteja sem inspiração. O que me falta é tempo para ficar na frente do computador e me dedicar a algo que não seja trabalho (ó vida... rsrsrs).
Nas últimas semanas recebi muitos e-mails e comentários com perguntas sobre minha experiência com o Citycom, então resolvi resumir aqui as perguntas mais frequentes e as respectivas respostas.
1. Seu Citycom está te dando problemas elétricos ou mecânicos?
De jeito nenhum. Desde que o comprei (estou chegando aos 6000 km) não tive nenhum tipo de problema nem mesmo com as carenagens (notoriamente um ponto fraco de scooters e cubs). Única ressalva: ao lavar o scooter no fim de semana passado notei que o garfo dianteiro estava sujo de óleo: um amigo mecânico que entende muito de moto me disse que provavelmente é um pequeno vazamento devido a uma pancada ou um buraco “daqueles”. Na revisão dos 6000 vou mandar dar uma checada nisso.
2. A manutenção do Citycom é muito cara?
Bom, comecemos dizendo que o “caro” é muito relativo. Se o termo de comparação forem CG, YBR, Speed, Yes, etc. a resposta é sim. Já em relação a CB 300, XRE 300, Fazer 250, Ténéré 250 & Cia. os custos não são tão diferentes.Um camarada escreveu pra mim dizendo que acha um absurdo ter que trocar a correia da transmissão a cada 12.000km e gastar cerca de R$300,00. Em primeiro lugar, não sei quanto custa a correia porque ainda não troquei a minha, mas segundo o pessoal da Dafra aqui em Goiânia o preço deve girar ao redor dos R$ 230,00. Em segundo lugar, não consigo achar caro pagar R$ 230,00 a cada 12.000km, sendo que todas as motos que tive necessitavam com frequência de limpeza, regulagem, lubrificação e substituição de relação, corrente, etc. A questão é: o Kit (relação+corrente+pinhão) paralelo de uma CB300 custa cerca de R$ 150,00 e aguenta uns 8000km (com muito otimismo), ou seja, dá na mesma. Com uma pequena diferença: a correia do Citycom é original. Querem saber quanto custa em Goiânia o kit original de uma Honda CB300? Segurem aí: R$ 400,00!!! (com garantia para 10.000km). E aí, ainda acham cara a correia do Citycom?Agora, realmente tem coisas que são mais caras, como os pneus, que por serem de uma medida “diferente” custam mais e só se encontram originais (nada de remold). Por não falar de carenagens e peças de acabamento, que além de tudo deve ser difíceis de achar pois só a Dafra as fornece. Moral da história: melhor andar com cuidado pra não cair, assim salvamos o scooter e os nossos ossos.
3. Seguro e IPVA são muito caros?
Paguei o IPVA do meu Citycom esse mês e devo admitir que tive uma grata surpresa. Por razões de privacidade não vou colocar valores aqui, quem quiser saber pode me mandar um e-mail que eu respondo. Mas esperava pagar uns R$ 650,00 e foi bem menos que isso.Quanto ao seguro, aqui em Goiânia fica entre R$ 1.700,00 e R$ 1.900,00, dependendo do perfil do condutor.
4. Quantos km por litro está conseguindo?
Esse aqui é um assunto que costuma gerar polémica, e eu odeio isso.Vamos lá: meu Citycom está fazendo entre 24 e 26 km/l, dependendo do trajeto que faço e da pressa que tenho; alterno entre gasolina comum e aditivada, mas não notei diferença nenhuma. A questão é que por essas bandas não temos muitas ladeiras, por isso o consumo se mantém razoável. Recebi um e-mail de um companheiro dizendo que o Citycom dele não passa dos 21 km/l, coloco aqui o que disse a ele: eu não sou magro e não costumo ir devagarinho, por isso acho estranho não conseguir mais que 21 por litro. De qualquer forma fatores como os trajetos, o estilo de pilotar, a calibragem dos pneus e o peso do piloto e um eventual passageiro podem afetar bastante o consumo, por isso temos que levar em conta tudo isso; se você não passa dos 80kg, anda devagar e sem garupa, mantém os pneus calibrados e seus trajetos são sempre planos, leve o scooter até uma oficina pois provavelmente há algo errado com o sistema de injeção e/ou com o filtro de ar.
5. Quanto pega de final seu Citycom?
Se velocidade final dissesse alguma coisa sobre o comportamento de uma moto a CG seria um foguete (e não é!). Além do mais eu uso o Citycom praticamente só na cidade, onde dificilmente passo dos 90km/h.Mas para os maníacos da velocidade final aqui está: a velocidade máxima que eu peguei (medida no GPS) foi de 137 km/h numa reta – o velocímetro marcava cerca de 148 km/h -. Numa descida da BR153 consegui ir bem mais além (mas não posso escrever aqui porque não quero ir preso nem perder a habilitação... rsrs).Já a arrancada de 0 a 100 km/h me parece muito boa e numa medição aproximada (com GPS mas sem instrumentos de precisão) ficou por volta dos 10 ou 11 segundos.Nos próximos meses irei encomendar umas peças da Itália (a pátria dos scooters): um kit CVT esportivo da Polini e um escape mais aberto e bonito da Giannelli. Segundo o fornecedor com essas alterações a arrancada melhora muito (chega a 7 segundos no 0-100) e a velocidade final aumenta um pouco... O “sound” do motor é que fica uma beleza!
6. Está arrependido de ter comprado um scooter Dafra? Porque quem comprou o Laser se fud#@!
Vamos deixar uma coisa bem clara aqui: Dafra não é um fabricante de motos, e sim uma montadora. A diferença? A Dafra não projeta motos, apenas monta e vende aqui projetos adquiridos por parcerias com fabricantes de outros países.Laser é Laser (made in china), Citycom é Citycom (made in Taiwan). Laser era de um fabricante desconhecido que só Deus sabe se ainda existe. Citycom é de um colosso com mais de 60 anos de experiência chamado SYM.Não, não estou arrependido. Como já escrevi outras vezes a Dafra nunca me deixou na mão e sempre me tratou muito bem. Mas isso depende muito da seriedade da loja.Em ocasião das revisões e das trocas de óleo (todas rigorosamente na concessionária) fui muito bem atendido, com rapidez e extrema competência. Por isso eu sempre digo o mesmo: antes de comprar seu Citycom ou de leva-lo para a revisão, pesquise bem a loja.
7. Tô na dúvida entre Citycom e ...(Fazer, CB300, Ténéré 250, XRE 300, Lander...)
Primeiro: gosto é gosto. Eu gosto de scooter.Segundo: são motos tão diferentes que se fosse para enumerar as características de cada uma precisaríamos de umas 50 páginas.Terceiro: você prefere moto ou scooter? (pense bem).Quarto: qual o uso que vai fazer da moto? (Para trabalhar no trânsito talvez o Citycom não seja a melhor opção...)Quinto: teste, ande, olhe, pesquise, decida com a 40% cabeça e 60% de coração!
Bom, acho que não deixei nenhuma questão para trás.
Se tiverem mais perguntas é só mandar!
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Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)
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7 comentários:
Parabéns,
Estou sempre por aqui e lendo o que você escreve acabei decidindo pela Citycom. Amanhã estarei na CCS para fazer a revisão dos 3.000km. Estou muito satisfeito. O único porem foi que eu deixei ela cair e arranhou um pouco o escape e a carenagem do manete, coisa pouca, mas na revisão dos 1000km já me falaram que perdi a garantia. E o cara veio com um papo "de qualquer queda" já invalida a garantia, para eu ler o manual... mas mesmo assim não perdi o tesão na minha motoca. Vindo de uma Burg125 e depois uma Lander, é muito bom poder unir a potência de uma com o CVT da outra e poder rodar confortavelmente no transito do Sampa City. No mais parabéns, seu blog continua ótimo. Abraço.
Sobre a SYM não podemos dizer que é ruim pois no mercado europeu suas scooters são muito bem aceitas. Se um mercado como aquele que tem as melhores marcas, confirmam que a qualidade é boa podemos dar mais um credito.
Quanto a ultima questão em meu caso se eu utiliza-se a moto somente para andar dentro da cidade concerteza eu compraria a citycom, ja tive a felicidade de fazer um test drive e posso afirmar que é uma scooter de otima qualidade fiz testes bem sofrido nela com garupa e buracos para quem recem tinha descido de uma trail e com uma scooter conseguir aguentar bem o tranco, eu disse para mim mesmo se tivesse moto somente para cidade concerteza iria ser uma scooter. Mas como pretendo usar na estrada e com carona e bagagem ai não vai dar certo.
Esse blog me ajudou a escolher a Cyticom como alternativa ao carro em SP. A scooter é ótima e eu ganhei duas horas do meu dia para fazer o que eu quiser ao invés de ficar dentro do automóvel.O seguro ficou por razoáveis R$1200,00. Obrigado pela ajuda!
Fabrizio, hoje fui à concessionária de Niterói o mínimo que fizeram foi 13.500. Vi tb uma Tenere e pediram 12.600.Estou decidindo entre as duas. Como trabalho com roupa social estou tendendo fortemente pela citycom, mas fico preocupado com peças no futuro. Costumo comprar as coisas 0km e ficar uns 5 anos ou mais. Uma yamaha eu sei que não terei problemas, já a citycom eu fico com essa dúvida.
Outra dúvida é se a suspensão resiste ao trajeto Rio-Niterói diariamente, visto que as condições do asfalto não são de cidades européias.
Tirando esses 2 "poréns" a citycom me atende mais que a tenere 250.
Tenho 45 anos e acho que a city seria mais apropriada ao meu estilo que uma tenere. Se ainda fosse a tenere 660...mas aí são 30.000 reais e ainda teria a BMW GS 650 na mesma faixa.
Dúvidas...
O que vc acha? Pretendo fechar negócio nos próximos dias!
Abço,
Claudio.
Boa noite, estou chegando agora no mundo das duas rodas e por conta das pesquisas encontrei seu blog. Parabéns pela qualidade.
Recentemente adquiri uma Laser 150cc, vi muitas críticas negativas em relação a ela, mas resolvi correr o risco pelo baixo valor de investimento. Minha Laser está com 7700km e estou gostando bastante dela. Acredito que o resultado que a moto te entrega está ligado diretamente a forma como você trata ela.
Abraços...
Caro Fabrizio, eu possuo uma Citycom e fiquei interessado no kit que vc comprou para a sua Citycom:
"kit CVT esportivo da Polini e um escape mais aberto e bonito da Giannelli"
Gostaria de saber se ficou bom e como faço para adquirir um kit desses.
obrigado e parabéns pelo Blog.
Abcs!
Parabéns achei bem imparcial sua postagem.
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