26 de março de 2012

10.000 km com o Citycom 300i

Olá a todos!


Peço desculpas pela ausência de mais de um mês e quero agradecer a todos que me escrevem elogiando (...e também criticando) esse blog e seu conteúdo.
Fico muito contente de saber que estou ajudando algumas pessoas a entender melhor as características dos scooters e ainda mais por perceber que muitos vêem as coisas como eu.


Nada de novo a relatar sobre o meu Citycom; cheguei aos 8.000 km e está tudo ok. Na verdade há uma coisa me incomodando, mas não diretamente ligada ao scooter: ao soltar o guidão ao redor dos 65 km/h surgem vibrações acentuadas e que aumentam gradativamente, mas o problema é o pneu dianteiro deslocado por causa de um buraco traiçoeiro com que me deparei uma duas semanas atrás. Terei de trocá-lo, mas confesso que da dó, pois ainda aparenta estar novinho.


Quero compartilhar com todos uma matéria muito boa publicada por "A revista da Moto!", que relata a análise das peças do Citycom após rodar 10.000 km. Sugiro a todos os interessados que leiam, pois é muito bem bolada e objetiva. 


A matéria me foi indicada pelo seguidor Felipe Gonzales (valeu Felipe!).


Segue o link:
http://www.revistadamoto.com.br/2012/02/02/10-mil-quilometros-com-o-dafra-citycom-300i/ 


Obrigado a todos por seguir o blog!



______________________________


Até a próxima!
(favesi@gmail.com)




8 comentários:

ChoppDog - BH disse...

E aí Fabrizio,já tinha dado uma olhada nesse teste e realmente as informações me surpreenderam.O City é uma realidade,uma ótima opção de Scooter.Nunca li tantos comentários bons à respeito de uma moto/motoneta/scooter na faixa dos 15 mil.
Mas essa semana tive uma decepção ao entrar na CC da Dafra em Belo Horizonte.A decepção não foi com o City,de forma alguma,e sim com o completo despreparo dos vendedores.Um produto à altura do City merece uma equipe digna de representá-lo.Estou decidido,vou comprar ainda esse ano.
Gostaria de saber se entre os leitores há alguém de BH pra relatar alguma experiência na Motovia da Pedro II ou Av. Amazonas.
Um abraço!

Carlos Gustavo disse...

Olá Fabrizio, mais uma vez parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando, essa matéria é muito boa, ja tinha visto antes e para aqueles que criticavam sobre a marca e a scooter ai esta a prova. Infelizmente ainda não comprei a minha, acabei comprando uma FAN 125 pé de boi, mas ainda terei a minha citycom. Aqui na baixada Santista ja tenho visto muitas citycom, mas infelizmente só tem uma revenda na marca o que acho muito pouco. Abraços

Fabrizio disse...

Comentário do leitor Leonardo de Belo Horizonte

Gostaria de relatar que fiz revisão de 12 mil em minha citycom. Nenhuma alteração anormal somente troca de peças que o manual pedia.(óleo, filtros...)

Gostaria de relatar também minha insatisfação e falta de preparo da concessionária Dafra em Belo Horizonte – MOTOVIA

Ao pegar a moto no dia seguinte:
Após a revisão vi que a marcha lenta estava alta e pedi para regularem na hora mas me disseram que depois voltaria ao normal o que não aconteceu. Tive então que voltar deixar a moto para regularem a aceleração.(Perda de tempo e gastos de minha parte desnecessários se tivessem resolvido o problema quando relatei)

Agora a moto parou de funcionar do nada em meio o trânsito e tenho que levar a moto de reboque para a concessionária. Constatação: liguei para lá e me disseram que estava carregando a bateria e só poderiam me dar uma posição depois que colocassem a moto para funcionar. ok. 3º dia liguei e me falaram que ocorreu um curto na parte elétrica porque os fios estavão mal acondicionados (embolados de qualquer jeito) e me perguntaram se alguem teria mexido, tirado aquele baú que fia embaixo do banco para mexer em algo. Resposta não. Quem mexeu foram os mecânicos de lá.

Ou seja, no mínimo falta de preparo. Para mim má vontade de fazer o serviço direito.

Fui pegar a moto e me cobraram R$100 pelo serviço, sendo que o erro foi deles mesmos (relatado pelo mecânico que alguém ebolou os fios de qualquer jeito).

A moto é boa mas o que mata é a falta de qualificação da mão de obra para dar assistencia na moto. (Como disse o próprio chefe da oficia: esses mecanicos aqui não sabem arrumar essa moto eu mesmo vou resolver isso.

É fod#!

Anônimo disse...

Fabrizio,

Depois de ler muito o seu blog no final do ano... decidi comprar uma CityCom para trabalhar diariamente.

Estou com ela desde Janeiro/2012. Hoje ela ja esta com 2700km, jaja tem revisao... eu estou muito satisfeito, me antendeu perfeitamente, pois trabalho de social.

Agora começaram a surgir umas coisas que gostaria de perguntar se voce ja passou por isso, ou sabe de algum relato.

1-soltar as maos do guidom a 65kmph ele treme muito, quase que derruba a moto...

2-vibracao do motor na saida tem aumentado.. inclusive o barulho do motor ta ficando com sensacao de mais esforco para arrancar.

3-estou perdendo um pouco de velocidade final, no comeco era facil passar dos 130kmph, mas agora sinto que o motor ta fazendo o barulho um pouco mais alto e nao consigo passar dos 130.

Sera que voce pode me ajudar com estas situacoes? tem alguma orientacao...

Fabrizio disse...

@Marcelo Sousa

Olá Marcelo.
Premeto que não sou técnico nem mecânico, mas posso responder às suas perguntas pela experiência.

1. Meu Citycom está com o mesmo problema do guidom vibrando, mas no meu caso começa lá pelos 50km/h. Nesse caso os problemas podem ser três: a) caixa de direção com folga; b) roda empenada devido a buracos ou pancadas. c) pneu deslocado devido a buracos ou pancadas. A melhor coisa a fazer é levar o scooter até uma oficina e pedir para verificar essas 3 coisas.

2. Creio que a vibração que você está "sentindo" não venha do motor, e sim da transmissão CVT que, com o tempo, precisa de manutenção. Peça para verificar a folga da corrêia e mande lubrificar o sistema de transmissão com graxa para altas temperaturas. Isso é um fator muito importante mas que, devido à falta de conhecimento, muitas oficinas ignoram. Caso o sistema CVT não seja checado e lubrificado, pode ocorrer desgaste precoce dos seus elementos móveis, o que provoca trepidações ao arrancar e desempenho, tanto na arrancada quanto na velocidade final (e com isso respondo também à sua pergunta nº 3).

3. O barulho maior que está ouvindo ao redor dos 130km/h pode ser devido ao desgaste normal (lembre-se que seu motor foi "amaciado"). Agora, se você está falando da rotação (giros - rpm) do motor estar mais alta ao atingir a velocidade, isso pode ser devido ao problema de falta de manutenção no CVT do qual falei no item 2. Se a trasmissão estiver gasta, o motor gira mais alto mas não consegue transmitir a força à roda.

Sugiro que em ocasião da revisão dos 3000km peça à oficina que verifique bem a transmissão, pois não deveria estar apresentando esses problemas com 2700km.

Espero ter sido útil.

Abraço!


Fabrizio.

Anônimo disse...

Fabrizio, obrigado pelo pronto retorno.

Primeiramente parabéns pelo modo que você escreve, muito claro e compreensível. Não tenho esse dom... Geralmente me perco no meio do texto. Hahaha

Bom vamos la,

Item 1, Vibração de Guidom, hoje conversei com um mecânico da Dafra, ele me acrescentou outra coisa, pode ser o nível de óleo dentro de uma das bengalas estar diferente da outra, não creio que seja questões de roda empenada ou pneu deslocado, pois desde que tirei a moto da CC já sinto essa vibração exatamente dos 65 a 75 km, depois a vibração para.
Sobrou então duas opções pra mim, 1 folga na caixa de direção ou nível do óleo na bengala.
Ja esta anotado para próxima revisão 3000km fazer essa avaliação.

Item 2, Vibração de motor, também conversando com o mecânico foi me explicado exatamente como você descreveu, muito provável estar vindo do CVT, que de tempos em tempos é necessário esse procedimento de limpeza e lubrificação. A questão de estar com 2700km e já esta sentindo uma pequena vibração e devido ao próprio desgaste inicial por causa do amaciamento, onde muitas das peças, inclusive a correia libera alguns pequenos detritos, podendo também gerar vibração.

Item 3, Potencia menor, sobre isto não conversei com o mecânico pois acho que tem muito a ver com o item 2 mesmo, inclusive li naquela avaliação de 10000km que CVT sem manutenção prejudica em vibração na saída e velocidade final.

Item *Novo, Tenho só mais uma duvida, desde que tirei a moto da CC, ouço um pequeno “grilado” um pequeno barulho de algum metalzinho vibrando, me parece ser uma coisa bem simples, como uma arruela ou abraçadeira folgada, ainda não verifiquei embaixo da moto em busca do tal grilo, é também baixinho, que só faz barulho quando estou acelerando e passando num local esburacado, se por acaso tiver ouvido falar disso.. me da um toque ai... em todo caso este fim de semana vou parar um tempo para verificar, colocarei o resultado depois.

Apesar de todas estas questões, quero deixar claro que estou muito satisfeito com a CityCom, tenho outra moto e um carro, comprei a CityCom para trabalhar deixei o carro na garagem, moro em São Paulo, e trabalho de terno e gravata, quando saio de casa levo muita coisa do trabalho, papelada, processos, documentos, além de roupa e tênis para academia. Desde que estou trabalhando com a moto tenho a sensação de que estou utilizando a ferramenta correta para locomoção diária.

Bom é isso ai... Obrigado mais uma vez!

Anônimo disse...

Me Chamo Jefferson Thomaz, sou do RJ e estou juntando minha grana pra ter uma Citycom, mas concordo plenamente com a falta de preparo dos funcionários da Dafra, eles não sabiam o preço, me deram o valor errado, não souberam responder pérguntas referentes a consórcio, uma falta de respeito total com os clientes que tem interesse em comprar essa moto que parece ser mt boa. Uma coisa gostaria de tirar a dúvida, muitos estão falando que a Dafra não dispões das pessas dessa moto e que a manutenção é cara. Isso procede?
Grato,

Jefferson Thomaz - RJ

Anônimo disse...

Ola todos os amantes de scooters tenho uma dafra laser 150 cc a quatro anos e anica coisa que tenho a reclamar e realmente a falta de preparo dos mecanicos da dafra,pos toda vez que levava a moto pra la vinha faltando parafuso de carenagem e ate um dos parafusos da ventoinha do motor vinha faltando,decide entao aprender a manutencao da moto hoje so tenho trabalho de encontrar as pecas,quando acho e so alegria a moto a quatro anos na minha mao ta parecendo que ta zera. abs a todos.