13 de junho de 2011

6 meses, 4700km: um balanço

Olá a todos!

No final de outubro de 2010 comprei meu Citycom e hoje, depois de quase seis meses e 4700 kms rodados com muito prazer e orgulho, estive me perguntando: e ái, valeu mesmo a pena? O Citycom atendeu às minhas espectativas? E a Dafra?
Então resolvi publicar as conclusões às quais cheguei...

Sobre o Citycom 300i
Quem acompanha meu blog há algum tempo sabe bem o que acho desse scooter: muito confortável, extremamente prático, design dos mais bonitos, painel completo e de fácil leitura, motor adequado ao porte, bom acabamento, e muito... muito chamativo mesmo.
Ao longo desses seis meses ele aguentou firme: carenagens ainda brilhantes, plásticos pretos em ótimo estado, nenhuma parte em policarbonato “amarelou” (como costuma acontecer com o Future da falecida Sundown).
Únicas observações: surgiu um leve ruído de vibração que vem da base do para-brisa e o descanso central ficou um pouco duro de acionar (o que deve se resolver com uma boa engraxada na revisão dos 6000km).
O que amadureceu em mim nesse período foi uma reflexão quanto ao tipo de veículo e o púbico a que ele se destina: para quem busca 100% praticidade e encara a moto como um meio de transporte que proporcione agilidade e economia o Citycom é simplesmente perfeito, pois é a resposta mais viável atualmente no mercado ao grande problema da mobilidade urbana. Já para quem busca diversão ao pilotar o Citycom se torna um tanto monótono, já que não tem a graça de decidir quando e como trocar de marcha, “esticar” mais ao sair de um semáforo ou dar aquela reduzida antes de entrar numa curva fechada. Ele é previsível: você sabe sempre e exatamente como ele irá a sair numa arrancada, qual será a rotação a determinada velocidade, como o motor irá se comportar ao frear, etc.
Se, por um lado, isso tira um pouco o prazer de pilotar, por outro detona o stress do trânsito e aumenta o conforto (assim como em camionetes e carros automáticos).
O automático CVT irá até ser “interessante” nos primeiros quilómetros para aqueles que não o conhecem, mas com o tempo decepcionará os puristas das motos “à velha maneira”.
É impossível para mim não comparar o Citycom à minha velha Falcon, aliás pensando nos dois veículos frente a frente diria que o Citycom é 90% praticidade e 10% diversão, já a Falcon foi 100% diversão...
Aqui em Goiânia não achei necessário fazer o seguro, pois ao contrário de Fazer, CB300, XRE300 & Cia. o Citycom não é visado para roubo, já que não é “bom de mercado” por aqui. Sei que isso me daria certa canseira na hora de revender, mas como isso não está nos meus planos não vejo problema nenhum.

Sobre a Dafra
Falem o que quiserem, mas Dafra para mim é sinônimo de bom atendimento, competência, gentileza e rapidez. Sei que muitos proprietários de motos Dafra não concordam comigo, mas digo isso pautado na minha experiência.
Desde o dia em que retirei o Citycom na concessionária Renauto Motos da Av. Rio Verde em Aparecida de Goiânia sempre fui muito bem atendido, mesmo antes de criar esse blog. A esse respeito quero contar uma coisinha que aconteceu na semana passada: fui lá sem qualquer aviso prévio para trocar o óleo do scooter. Não só fizeram a troca do óleo, mas aproveitaram para dar uma geral, verificaram desgaste das pastilhas de freio, caixa de direção, pressão dos pneus e outros detalhezinhos e me devolveram o scooter em cerca de uma hora. Custo? R$ 29,00 (2L de óleo Shell Advance)... e só.
E aí, qual concessionária “de grife” faz uma coisa dessas? Nos anos em que fui cliente Honda 0km cada ida à concessionária para revisão era acompanhada pontualmente com alguma dor de cabeça, até para a substituição de uma arruela era cobrada a mão de obra.
Repito o que já escrevi inúmeras vezes: nota 1000 à galera da Renauto Motos de Aparecida, cujo profissionalismo deveria ser seguido pelas demais lojas da rede Dafra em todo o País.
Nesse blog relatei experiências negativas de alguns leitores, mas sempre que a matriz foi chamada os problemas foram solucionados, o que demonstra claramente que o maior problema da rede Dafra é a picaretagem e a má fé de alguns revendedores. Por isso, pesquisem bem antes de comprar.
Quanto ao custo das revisões, não sei se existe uma tabela praticada pela Dafra ou se cada loja está livre para definir seus preços. Aqui em Goiânia o custo é mais que razoável: a revisão mais cara até o momento me custou R$ 89,00 (60,00 da mão de obra + 29,00 de 2L de óleo Shell Advance). Sinceramente, não acho caro.

E por enquanto é só.

________________________________________
Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)



.

13 comentários:

Anônimo disse...

Fabrizio, quando vc diz, "O automático CVT irá até ser “interessante” nos primeiros quilómetros para aqueles que não o conhecem, mas com o tempo decepcionará os puristas das motos “à velha maneira”."

Isso é verdade, hoje com minha Lead, sinto falta das aceleradas e trocas de marchas de uma FAZER ou mesmo Titan como na MotoGP, mas não troco a praticidade, o conforto e a quebra de galho que uma scooter lhe oferece. O ideal seria ter os dois, mas infelizmente é muito imposto no Brasil.

Só não troco minha Lead por uma Citycom porque o meu trabalho é pertinho de casa, senão...

Abraços e estou de olho sempre no seu blog...

Wilson Belarmino

Anônimo disse...

Este fim de semana aproveitei o salão de motos que acontece em porto alegre e pude me acomodar, é a palavra mais correta, em uma citycom, achei absurdamente confortável e muito bonita, um dia ainda quero poder fazer um teste com ela.

Claudio kawano disse...

Bem fabrizio !! antes de comprar minha Citycom acompanhei seu blog e tambem alguma materias !! e tenho certeza de um bom negocio e um bom produto !
Sabado vou retirar-la na loja !!

Abraços

Jonas disse...

Meu caro amigo!
Hj meu citycom completou exatos 15.500km. Já viajei muito com ele e a cada dia que passa estou ainda mais apaixonado.
A ultima revisão ficou exatos R$940,00 reias (sou de São Paulo), já que não tinha feito a de 12.000km (a mais cara de todas).
Mesmo assim, não me arrependo da compra do citycom, pois ele atendeu e atende minhas expectativas.
Um grande abraço e parabens pelo blog.

Fabrizio disse...

@Jonas

Olá Jonas! Obrigado por postar sua opinião. Nossa cara, 15.500km... vc ja rodou bastante mesmo. Tem como vc me mandar por e-mail o que foi feito na revisão que te custou R$ 940,00? Pq dito assim parece caro, mas é difícil avaliar sem saber o que foi trocado e o que foi feito no scooter.
Te agradeço desde já!

Fabrizio.

Anônimo disse...

Olá Fabrício,

agora sabendo que a Dafra irá montar as italianas MV Augusta, R$140.000,00 uma F-4, dá para se ter uma idéia do que nós estamos consumindo.

Citycom não é Dafra, apenas é montada no Brasil, a mesma que se vende na Europa.

Estou confiante e não vejo a hora de estar com a minha.

Abraço e parabéns pelo Blog!!!

Daniel M. disse...

@Jonas, Assim como o Fabricio, fiquei curioso em saber a lista de itens da revisão pra custar R$940,00...

Abçs

Rubinho disse...

Por favor de uma olhada nesse link do Orkut, para ver a picaretada que a Dafra e seus concessionários estão aprontando com os clientes!
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=106391983&tid=5622945513153969541&na=4

Barci disse...

Concordo que é a Citycom é excelente, não acho tão aborrecida assim, pelo menso em Sp, vc tem emoção o tempo todo com ou sem passagem de marcha....

A minah esta chio de barulhos de caranegem, bolha e porta fusivel solto. Mas isso teria qeu ser facilmente resolvido pela concessionaria que para mim é um lixo. Ja me falaram que vao trocar a correia com 6k e o preco da revisão é 600 reais. Acho um absurdo isso. Outra cosia que tenho qeu elogia são os freios, ja me livrou de muita enrascada.

Adriano disse...

Você está sendo o felizardo, pois a minha já está ha um tempão na oficina esperando de soluções pela fábrica. Já abri uma reclamação no PROCON. Se queres ver mais reclamaões sobre a Citycom e a Dafra visite o seguinte site: http://www.reclameaqui.com.br/busca/?cx=008144464031947637647%3A7airzwxfigw&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=citycom&id=&BuscaTipo=E&BuscaTipo=G#1060 a minha recla~mação está lá também - problemas na parte elétrica. (www.reclameaqui.com.br). Abraços

Fabrizio disse...

@ Adriano

Olá Adriano.
Fico realmente desapontado ao saber que seu Citycom está dando problemas. Acessei o link que mandou e achei cinco reclamações sobre Citycom, aliás no mesmo site também achei reclamações sobre Honda Lead, Biz, Yamaha Fazer, e muitas outras motos mais "famosas". Infelizmente problemas com carros e motos 0km acontecem com todas as marcas (até Mercedes & Cia.), o fato é que quando a marca é Dafra, Kasinsky,Iros, etc. tem centenas de pessoas prontas para apedrejar...
Mantenho contato direto com outros donos de Citycom (pelo menos uns 20) e todos se dizem muito satisfeitos com o scooter, menos com o atendimendo da Dafra.
Espero que consiga resolver seu problema e se puder ser útil de alguma forma é só falar!

Grande abraço,

Fabrizio.

Felipe Gonzales disse...

Boa tarde Srs!

Apenas uma dica aos Cityconers:
http://www.revistadamoto.com.br/2012/02/02/10-mil-quilometros-com-o-dafra-citycom-300i/

Ficou muito bacana.


Abraço!

Anônimo disse...

Oi, estou pensando em adquirir uma citycom 300,mas gostaria que tivesse marcha, mas pelo que li da mensagem dos colegas acima, não tem..., na verdade eu queria mesmo era uma vespinha , mas já está tão ultrapassada, que não sei se valerá a pena.