1 de junho de 2011

O Citycom 300i na estrada

Olá a todos!
Nessa postagem irei finalmente responder aos inúmeros leitores que, em diversas ocasiões, me perguntaram como o Citycom se comporta na estrada.

No sábado passado resolvemos dar um passeio com a família, mas surgiu um pequeno problema: não caberia todomundo no carro. O que fazer então? Foi aí que o “Trovão Azul” entrou em cena. Propus ao meu pai – coroa enxutão de 65 anos, 1,87m e 73kg – de deixar mulheres e crianças viajar de carro enquanto eu e ele pegaríamos o scooter... e ele topou.

No trajeto de cerca de 100km pude constatar ótimos dotes estradeiros do Citycom e alguns inconvenientes.

Conforto

Posição de dirigir, assento, e baixo nível de ruídos mecânicos são os pontos fortes: nem eu nem o meu pai tivemos qualquer problema em encontrar a posição ideal (com destaque para o conforto do garupa).
A partir dos 100km/h o ar desviado pelo para-brisa atinge a parte superior do capacete do piloto gerando um barulho aerodinâmico muito chato que se transforma na desagradável trilha sonora da viagem. Admito que meu capacete não é dos melhores, mas acredito que uns 10cm amais na altura do para-brisa resolveriam isso.
Num breve trecho em obras sem asfalto a dureza da suspensão dianteira se fez presente com tudo, dando respostas secas que fazem o piloto se assustar. Isso não chega a ser propriamente um defeito, pois é comum a todos os scooters que já pilotei, de toda forma é importante saber disso para não ficar com aquele medo do possante desmontar ao passar em buracos mais acentuados. Já a suspensão traseira (ajustada na posição mais macia) aguentou bem o garupa e não teve problema algum.

Desempenho

Só alegria, considerando que se trata de um maxi scooter de 300cc e 168kg. Consegui manter velocidades sempre superiores aos 100km/h, sendo 120km/h na maior parte do tempo e com piques de 140km/h nas descidas (dados do velocímetro) e 105/110km/h nas subidas.
As ultrapassagens não representaram problemas e o scooter seguiu reto sem ondulações perigosas ou reações inesperadas.
Louvável o comportamento dos freios, que não apresentaram nenhum sinal de perda de eficiência após o uso prolongado.

Consumo

Não fiz medições precisas, mas na viagem o marcador de combustível caiu de apenas duas medidas, o que me pareceu bom e condizente com as condições de uso.

Comentário do garupa

“Quando é que vamos viajar de novo?”...


________________________________________

Obrigado pela leitura! Até a próxima!

(favesi@gmail.com)



.

14 comentários:

Anônimo disse...

nobre fabrizio, acho que a questao da turbulencia no capacete se resolve com um capacete de qualidade... digo isto por experiencia propria. um shark s650 ou superior evita essa barulheira.abraco e parabens pelas informacoes. marcio.

Nilson Pessoa disse...

Olá, Fabrizio.
Salvei na memória (na minha) um site que vende alguns acessórios para o City 300, dentre eles um para-brisa 19cm mais alto que o original. Essa dica foi dada por um seguidor do seu blog, meses atrás.
www.adaometais.com.br.

Abraço.

RB Rocker disse...

Olá Fabricio.

Realmente a turbulência é terrível. Acho que não é o capacete pois eu tenho um LS2 e com minha Lander quase não gerava barulho, mesmo acima de 100km/h. Mas na Citycom com 50km/h o barulho já incomoda bastante. Tenho 1,77m e com certeza vou comprar uma bolha maior. Este é o meu problema com a City. De resto ela vai super bem.

Marcio Xkid disse...

LEGAL

theo disse...

estou pensando em comprar uma citycom e olha tenho dó de entregar minha apache.
Parabens pelo blog e quanto aos comentários sobre lojas dafra, veja que na minha região tem duas proximas a minha cidade sendo que em Avaré-sp a manutenção é bem mais barata desde troca de olho...
Só tenho elogios quanto a revenda e estou satisfeito com o pós venda.. por isso vai o recado, Dafra é Bão DE MAIS... MAS CUIDADO COM PICARETAGEM ...e não cupem a dafra por erros de picaretas ou pessoas que querem se aproveitar usando a marca, fica aqui o pedido para a Dafra fiscalizar e padronisar os valores das manutenções....... abraços e Parabens pelo blog

Fabrizio disse...

@Theo
Olá Theo, obrigado por seguir o blog. Apoio e assino em baixo tudo que você escreveu!

Abraço!

claudio/niterói disse...

Fabrizio, já tive uma Falcon e estou na dúvida entre uma Citycom e uma XRE 300, que estão na mesma faixa de preço.
Moro em Niterói e usarei a moto na cidade, eventualmente pegando a ponte Rio-Niterói, que venta bastante. Como tenho que trabalhar bem arrumado e de sapato(de terno poucas vezes),pensei na Citycom, pois moto "sacrifica" um pouco mais os sapatos e suja mais a calça. Por outro lado me preocupo com a suspensão dela; já tive scooter(suzuki 100- precursora da burgman)e achei que "socava" muito,sendo ruim em qq imperfeição do terreno, devido ao pequeno curso.
Vc que já teve Falcon e hoje está com a Citycom, o que acha?
Abraço,
Claudio.

Fabrizio disse...

@Cláudio/Niterói

Olá Cláudio. Olha a pergunta!rsrsrs... A Falcon foi (e ainda é) minha paixão por muito tempo: forte, robusta, razoavelmente econômica e de manutenção nem tão cara. Te confesso que se pudesse ficaria com as duas: Falcon para diversão e Citycom para praticidade.
Já a XRE300 não me empolgou tanto. Cheguei a fazer um test drive nela e me deu a impressão de uma "quase Falcon": menos bonita, menos empolgante, menos estilosa, mais Tornado que Falcon. O Citycom me tocou bem mais. Tenho um amigo e vizinho aqui em Goiânia que trocou sua Falcon por um Citycom branco e está adorando.
É claro que a resposta das suspensões é menos suave, mas não chega a ser seca como a de um Burgman 125, pois o curso é maior e as rodas aro 16 ajudam a filtrar melhor as irregularidades.
Agora, com o Citycom vc vai ter que tomar mais cuidado com os buracos "sérios" para não sofrer, mas pelo trajeto que você me disse não deve ter problemas com asfalto (pelo menos acho...).
Se sua necessidade é um meio de transporte "para trabalho" que te permita chegar de roupa e sapato limpo, então Citycom é a resposta, sem medo de se arrepender.

Obrigado por seguir o blog!

Fabrizio.

Ricardo Santos disse...

Oi Frabrizio!meu nome é Ricardo,moro no Rio de janeiro, Andei de moto minha vida toda (dos 15 até agora 46),resolvi comprar a citi,tenho uma nx 650 e tbm uma bis. Portanto minha primeira scooter! fiquei assustadado como ela "soca" nas irregularidades dos asfaltos aqui do Rio. vi que vc mencionou regulagens de amortecedor trazeiro na sua viagem c seu pai. pode me dar alguma dica? é assim mesmo? achei ela mais desconfortavel que a bis!mto obrigado,
Ricardo.

Fabrizio disse...

@Ricardo

Olá Ricardo,
Eu tbm tive uma biz por alguns anos e minha esposa teve uma até poucos meses atrás. Não acho o Citycom mais desconfortável de jeito nenhum. Pelo que você relatou acredito que os amortecedores estejam regulados na posição mais "dura", o que faz as pancadas serem mais secas. Existe uma regulagem da pré-carga da suspensão traseira que vai amenizar bastante a resposta nos buracos, embora scooters sejam mais "secos" pela própria estrutura. Para fazer essa regulagem o ideal é que vá até a concessionária e peça para deixar os amortecedores traseiros mais "macios", pois para fazer isso precisa-se de uma chave e se algo der errado corre-se o risco de arranhar as molas.
Boa sorte com seu Citycom!

Fabrizio.

Lourdes Fajardo disse...

Amigos meu nome é FABIO e faz uma semana que esto com a citycom e adorei. Nunca tive moto mas depois de uma semana já estou pensando em viajar com ela... Tanta é a segurança. Bacana mesmo

Anônimo disse...

Eu estou com a minha citycom faz uma semana e adorei a scooter já estou pensando em viajar com ela. Muito segura. Abraços

João disse...

Caro companheiro, confesso que me decepcionei com esta publicação. Ao fazer a busca por "viagem" com Citycom, jamais imaginei que veria uma publicação de uma VIAGEM de 100km... esperava algo em torno de 3 mil km ou mais... entretanto gostei das informações preliminares sobre a moto e a detecção de detalhes sobre a moto que me farão pensar melhor antes de decidir por este modelo para minha proxima aventura ma Venezuela... grande abraço e boas viagens!

Mauro BArreiros disse...

Fabrizio boa noite. Eu tenho uma biz e estou querendo trocar por uma Citycom.
Como ela se comporta na estrada que é meu maior interesse?
No geral é uma boa moto? Confiável??
Um forte abraço.
Mauro.