29 de junho de 2011

A questão da correia...

Olá a todos!

Nos últimos dias recebi diversos comentários e muitos e-mails sobre a questão da correia de transmissão do Citycom 300i e a pergunta foi quase sempre a mesma: afinal, quando deve ser trocada?
Já que o manual desenvolvido pela Dafra não é muito claro a respeito, pois dá a entender que a troca deve ser feita aos 6000 km, resolvi investigar e descobri o seguinte: na Europa e nos EUA a tabela de manutenção da SYM indica que a correia deve ser verificada e ajustada aos 6000km (ou 6 meses) e substituída aos 12000km (ou 1 ano), como se lê no item 12 da tabela da página 38 (clique aqui para baixar o manual).
Dito isso, comparei página por página o manual do Citycom 300i italiano com o do Citycom 300i brasileiro e percebi que são idênticos em tudo, inclusive nas recomendações quanto à troca de óleo. A única diferença está na tal correia...
De posse do manual do velho continente fui até a concessionária onde comprei meu Citycom e questionei o fato de a Dafra recomendar a troca já aos 6000km, visto que em outros scooters isso só ocorre por volta dos 15000km. Daí a surpresa: a pessoa com que falei (e que pediu para que não citasse o nome) me disse que houve um erro no manual e que realmente a correia deve ser verificada e ajustada na revisão dos 6000km e trocada impreterivelmete com 12000km.
Inclusive - sempre de acordo com a minha fonte - a Dafra encaminhou às suas concessionárias uma "errata" informando as oficinas que a troca da correia não deve ser feita na revisão dos 6000km, mas tudo indica que a maioria das lojas desconsiderou o aviso.
Para tirar a história a limpo fui um pouco além:  fui em outra loja Dafra aqui em Goiânia (sempre da rede Renauto Motos) e me confirmaram essa informação. Também liguem numa concessionária de Brasília (da qual prefiro não citar o nome), pedi para falar com um mecânico da oficina, me identifiquei como cliente e perguntei se sabia alguma coisa sobre a tal troca da correia. Resposta: a troca é feita aos 12000km e a inspeção aos 6000.
Portanto meus queridos colegas proprietários de Citycom, ao levar seu scooter na concessionária para a famigerada revisão de 6000km digam claramente que não querem a substituição da correia, mas apenas seu ajuste e inspeção como indicado no manual da SYM.
E fiquem tranquilos, vocês não perderão a garantia.


____________________________________
Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)

18 comentários:

Rubinho disse...

Obrigado por ter atendido a minha solicitação!
Grande abraço...

Joel_40 :-) disse...

Fabrizio, vc salvou meu dia... hj fiquei pensando em como preparar meu bolso para trocar correia a cada 6000 km. Ótima notícia! :-)

alexandre disse...

ola amigo,
tb tenho uma citycom e adoro, morei na italia por um tmepo e quando vi esse modelo aqui nao acreditei, porem infelizmente a 15 dias tive um acidente numa rodovia e apesar de der batido a mais de 120km por hora eu e a moto ficamos bem conservados, rsrs porem ela partiu algumas partes da carenagem...nao acho na net nem sinal de peças , e pelo o que eu sei, nem na dafra tem, vc saberia me ajudar?
grande abraço

Fabrizio disse...

@Alexandre

Nossa cara! Graças a Deus não se machucou seriamente no acidente!
Olha, vou dar uma pesquisada sobre essa questão das carenagens e te dou um retorno ok?
Fique com Deus!

Fabrizio.

Anônimo disse...

Fabrizio, boa tarde!
Bem, acompanho seu blog há meses. Parabéns pelas excelentes postagens!
Mudando de assunto, apenas para conhecimento, ao fazer buscas na internet sobre nossa querida Citycom, encontrei um Blog de uma cara com escrita bem confusa que copia suas postagens, e, pasmem, deturpa todas as informações. Segue link do blog: http://citycom300i.blogspot.com/

Abraços e bons ventos!

Daniel M. disse...

Anonimo = Troll

Tanto o Fabrizio como o Juan RR, escrevem bem pra caramba...

Troll agora até aqui no blog é brincadeira.

Andre Ramos - Sto. André disse...

Hj resolvi ir pessoalmente a concessionária e confesso que fiquei pasmado com a beleza e imponencia da citycom: Ela é ainda mais impressionante de perto. Tanto o acabamento quanto a qualidade dos materiais me chamaram muito a atenção. Montei em uma e o botão pra acionar o pezinho chamou a atenção, a largura do banco, a postura perfeita pro meu 1,80 m e o espaço abaixo do banco parece bem razoável. Só serviu pra atiçar ainda mais minha vontade... rs.

JOÃO CORRETOR disse...

Boa noite amigos, sou aqui do Rio de janeiro e estou sempre na loja da dafra, pos tenho alguns amigos lá, troco o óleo a cada 1000 km., a correia , fui informado na semana passada , que a fábrica pediu que trocassem´só com 16.000 km., isso eu acho um absurdo, troquem a cada 12.000, acho mais prudente, abraços a todos.

Joel_40 :-) disse...

Minha correia já vai pra 18k...

Anônimo disse...

Pessoal, minha está com 4365km e estou sentindo trancos na motos, tem horas que desaparece e tem horas que é impossível manobras entre os carros de tanto que treme.
O mecânico me disse que tem q fazer a troca da correia, pois ela já está folgada, e a correia custa R$ 260,00 aqui em Fortaleza-CE.
Isso está certo???

Fabrizio disse...

@ Anônimo

Olá amigo.
Não, trocar a correia aos 4400 km não é normal, pois ela deveria durar PELO MENOS uns 6000km. Fale diretamentecom a Dafra e busque uma solução viável.

Abraço.

Joel_40 :-) disse...

Anônimo, isso é besteira de mecânico. Troquei minga correia com 21 mil. Experimenta trocar o óleo da transmissão

Unknown disse...

Olá, gostaria de deixar minha contribuição (se possível dedique um post a isso é de grande valia para os "Cityconzeiros"):

Minha city só fez as 2 primeiras revisões e quando percebi que a concessionaria de Santo André - SP é uma porcaria pois eles não fazem absolutamente nada na moto, me cobravam caro para apenas trocar o óleo nem se quer verificavam as lâmpadas da moto e solicitei a regulagem da suspenso na retirada da moto que é coisa rápida e me foi negado, sendo assim resolvi não fazer mais as revisões.
Porém por volta dos 12Mil KM a moto começou a dar muito tranco na saída principalmente quando estava com garupa, pensei poxa vida e agora levo nessa concessionaria meia boca ou não, mas não podia deixar a moto daquele jeito então por acaso passei em frente uma concessionaria em outro bairro de SP, resolvi parar lá para me informar melhor a respeito do problema que ocorria. Fui informado que o ideal era abrir o CVT para uma boa limpeza e se o problema persistisse ai sim partiríamos para a troca da correia, e assim foi feito aos 15Mil KM foi aberto o CVT e o mecânico deu uma boa limpeza acompanhei tudo, lavou uns roletes que tem dentro do CVT, lixou, engraxou onde precisava, enfim deu um belo trato e a moto ficou como nova!!! Gastei R$150,00 (já incluído a junta), desde então não fiz mais revisões apenas trocando o óleo a cada 3Mil KM, a moto está firme porém dês dos 23Mil voltou a apresentar aqueles trancos na saída (correia patinando) e agora já está com 28Mil e vou leva-la novamente para a revisão geral e desta vez mandar trocar a correia que na minha opinião já fez seu papel e já deu o que tinha que dar.
Bem é isso então galera 28Mil !!! e ainda aguenta mais se não se preocupar com os trancos, porém acredito que mais que isso fique arriscado ficar na mão.

A concessionaria ganha mais no serviço que na própria venda da moto eu uso a moto no meu dia-a-dia se eu for ficar fazendo tudo que pede o manual já tinha comprado outra citycom, vou usar tudo ao máximo até acabar depois compro outra nova!!! A Citycom é uma excelente moto mas Dafra tem que melhorar o custo das peças pois está muito fora dos padrões do Brasil, se a Honda lançar uma moto no mesmo porte eu compraria sem medo pois no serviço a Honda da de 10 a zero na jovem dafra... (minha opnião)

Abraço a todos
Att, Silas Souza

Unknown disse...

Tenho uma também é esta indo pro 26 mil km e nada de trocar a correia...entrei aqui para saber a opinião da galera.... mas acho q também vou parar pra trocar pq acho q já deu.

M4 Consultoria de Negócios e Corretora de Seguros disse...

Bom dia pessoal, gostaria de pedir ajuda de vocês em relação a marca da correia do CVT. No ML encontrei uma da marca embus, a da SYM é muito cara. Vocês recomendam uma outra marca?

M4 Consultoria de Negócios e Corretora de Seguros disse...

Bom dia, também tenho citycom. Estou em Dúvida sobre a marca da correia do CVT. Achei no ML uma da marca embus, será que está boa?

Unknown disse...

Olá,já rodei mais de 50.000km com a correia ,mas já irei fazer a troca .Se vc utilizar uma marca confiável e de boa qualidade ,eu utilizo a moto todos os dias .

Anônimo disse...

Já cheguei a rodar 30.000 km com uma Correia original e estou atualmente com uma Correia Gates que já passou de 12.000 e está boa. O segredo é a cada 3.000 fazer inspeção e limpeza da transmissão e Correia. Minha Citycom é 2014 e já passou de 70.000