3 de janeiro de 2011

Diário de bordo: 1838 km


Olá a todos. Sejam todos bem-vindos em 2011!

Em primeiro lugar quero agradecer a todos que me seguem, aos inúmeros e-mails de boas festas que recebi e aos bons comentários que estão postando... Obrigado!
Quero adiantar que tenho muito a escrever sobre diversos assuntos, mas vou administrar todo esse conteúdo em doses homeopáticas.

Na postagem de hoje vou por em dia o diário de bordo da minha Citycom, que durante as festas também teve seus dias de descanso. O conta km está marcando exatos 1838 rodados e tudo corre bem: motor e transmissão não deram  nenhum problema, rodas e pneus se demonstraram muito competentes em absorver os impactos com os buracos desse lixo de asfalto que temos por aqui, ainda mais nos últimos dias em que está chovendo sem parar. Aliás, confesso que ando com muito cuidado para desviar das crateras mais profundas “escondidas” pela água, pois rodar de scooter requer essa atenção especial.

Aúnica mudança realmente perceptível é surgimento de ruídos gerados por algumas carenagens que aumentou sensivelmente. Nada de sério, trata-se apenas de vibrações aqui e ali, principalmente na base do pára-brisa e no túnel central. Examinei atentamente as partes para verificar se havia alguma coisa desencaixada ou quebrada, mas é apenas um pouco de folga entre as peças, gerada provavelmente pelo uso normal. Quem tem ou já teve scooters ou cubs sabe que esses “barulhinhos” são normais, ainda mais aqui em terra tupiniquim onde a condição das vias de trânsito é em grande parte lastimável. Na revisão os 3000 km vou pedir para o pessoal da concessionária dar uma boa checada nos encaixes e, se necessário, dar aquela apertada.

Agora as boas notícias. Realizei um teste para verificar se o estilo de pilotar afeta significativamente o consumo da Citycom: esperei a luz da reserva acender, então enchi o tanque no ponto certo (até a desarmar a pistola) e a partir daquele momento andei sempre com o conta-giros entre as 4.500 e as 5.000 rpm (...e tem revista escrevendo por aí que em scooters o conta-giros é inútil...).
Rodei até a luz da reserva dar sinal de novo, então parei no mesmo posto e completei novamente. Resultado: 226 km rodados - todos na cidade - com 8,5 litros de gasolina aditivada, o que resulta em 26,6 km/l; pilotando normalmente, com o motor entre as 5.000 e as 6.000 rpm o meu consumo costuma ser por volta dos 25 km/l. Essa diferença tão baixa se deve à transmissão CVT, já que nas motos comuns o consumo muda drasticamente se esticarmos as marchas até o limite ou perto dele.

Uma nota: o Sr. Wilson Belarmino, um seguidor desse blog, me informou sobre um interessante comparativo entre a Dafra/Sym Citycom 300 e a Yamaha Fazer 250 (valeu Wilson!) publicado na revista Duas Rodas de dezembro/2010. Por curiosidade e prazer comprei a revista e, nesse comparativo, li algumas coisas que me deixaram perplexo, ainda mais vindo de uma fonte que se diz “especializada” no assunto, mas isso é papo para a próxima postagem...

Ah, mais uma coisa: num dicionário de Português (Portugal) encontrei o termo “scooter” sendo tratado como feminino, mas as revistas aqui no Brasil usam “o scooter” ao masculino.
Afinal, qual é a forma correta??? HELP! Rsrsrs...



_____________________________________
Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)



 .

8 comentários:

Agostini disse...

Olá, um 2011 sensacional para você e a todos os seguidores! Às vezes fico irritado com o que leio em algumas revistas "especializadas". Não há um consenso entre elas sobre determinados itens dos produtos que testam. Um exemplo é a Citycom 300 que, entre algumas divergências nas informações de uma revista e outra, o que mais me chamou a atenção foi o item velocidade final real: uma revista alega 130 km/h e outra 121 km/h. E agora, heim? Um abraço!

Unknown disse...

Fala grande... estou eu aqui de novo...Jean de Blumenau/SC. Antes de tudo desejo e vocês e seus familiares um belo 2011, melhor ainda se for andando de citycom... hehehe... Bom, to muito interessado na citycom, cheguei a comprar a revista com o comparativo dela com a burgmann, mas o problema que estou encontrando é que não tem loja aqui, tinha uma mas fechou e foi para Itajai, dai procurei na internet e peguei o telefone, liguei e diz que o número não existe, acho que quando for comprar terei que andar 250 km até Curitiba onde minha irmã mora, mas quando se quer uma coisa, faz de tudo para tê-la... pra quem ja teve uma kasinski mirage eu não tenho medo algum de uma dafra, ainda mais sabendo da qualidade da real fabricante.... grande abraço

Jean Carlo - Blumenau/SC

Fabrizio disse...

@edson.agostini

Oi Edson!
Cara, a "politicagem" que se esconde atrás desses comparativos é grande. Sabe como é "nós disponibilizamos a moto para teste, em troca vcs falam bem dela" ou então "mas não deixe a outra ganhar o comparativo"... Já notou que quando uma moto ou um carro ganha um comparativo numa revista sempre é por margem de meio ponto ou um ponto? Nunca sai um vencedor absoluto, sempre empates ou "quase empates". Mandei um e-mail para a revista Duas Rodas para explicar os porques de algumas coisas que escreveram e não recebi resposta nenhuma... Complicado viu...
Minha próxima postagem será justamente sobre isso.

Abraço e obrigado por seguir o Blog!

Fabrizio disse...

@Jean Carlo

Fala Jean!
Achei estranho não ter concessionária Dafra em Blumenau (linda cidade, diga-se de passagem). Isso complicaria muito sua vida na hora das revisões ou quando precisar da loja... Pô, tenta entrar em contato com a Dafra pelo site, quem sabe... Se bem que os 250km para a Citycom são tranquilos.
Realmente a SYM faz bons produtos, não precisa se preocupar. Aliás soube de fontes não-oficiais que a Dafra está estudando trazer outras motos da SYM pra cá... Tomara, pois variedade é bom pro consumidor.

Obrigado por seguir o Blog! Grande abraço!

Anônimo disse...

Fabrizio, um excelente 2011 para você e os seguidores!

Meu caro, aproveitei as férias e dei um pulo em uma loja da Dafra, para ver a Citycom. Ela realmente é tudo que já li.

Nos acertos: design, acabamento, porte, segurança. E, infelizmente, nos desacertos: banco alto (realmente, fiquei na ponta dos pés!), pesadinha para manobrar parada e... a Dafra.

Neste último ponto há uma questão regional daqui de Fortaleza. Vendedoras em todas as concessionárias são simpáticas, mas não entendem lá muito - "a moto é fabricada no Brasil, em Manaus", não soube ligar a moto...

Se for mudar prazo ou entrada, pedem ajuda aos "universitários", e normalmente os chefes são antipáticos.

Me ligaram no dia seguinte, "como foi o atendimento, vamos fechar" etc. Falei sobre quando necessitar de oficina para manutenção, revisão, peças, pois não vi lá. A moça garantiu que lá tinha, mas como se o lugar é minúsculo. Cadeira para cliente quebrada, sem cafézinho nem água...

Lembro da XTZ que comprei zero, e quando levei para revisar na loja onde tinha comprado, a chefe da oficina (pense numa "simpatia") disse que tinha muita moto nova para montar e não estavam recebendo para revisão. Só.

A Dafra aqui tem vários pontos de venda, mas da única firma. É aquela estória: para vender é uma beleza, será o mesmo para manutenção?

Esqueci de perguntar lá, qual mesmo a garantia da citycom?

Grande abraço,

André

Fabrizio disse...

@André

Oi Adndré! Obrigado por seguir o blog! Bom, peso e altura do banco realmente são pontos fracos, assim como o uso em locais não asfaltados ou com muitos buracos. Agora, quanto à assistência e disponibilidade de peças, aqui em Goiânia estamos muito bem servidos, akém do mais quem está por trás da Citycom é a SYM (Sanyang Motors), uma grande empresa com excelente estrutura de distribuição que não vai deixar a Dafra na mão como aconteceu com o fornecedor chinês da Laser. O que posso dizer é que a marca Dafra evoluiu muido desde sua estréia no mercado e os planos para o futuro próximo são muito ambiciosos. Eu apostei neles e acredito que não irei me arrepender.

Grande abraço!

Anônimo disse...

Precisando estamos aí, amigo. Como assinante da Revista Duas Rodas e Motociclismo, qualquer informação nova sobre a City, te dou um toque...

Isso se os outros seguidores não postarem primeiro...hehehe.

Sinceramente, achei meio esquisito comparar uma scooter com uma moto, mesmo sendo na mesma cilindrada, fazer o quê????

Seria como comparar a minha LEAD com a FACTOR...rs

Abraços e estamos aí...

Wilson Belarmino

Unknown disse...

COMPREI UMA CITYCOM 300I E POSSO AFIRMAR QUE O MITO DA DAFRA CAIU, MUITO BOA EM TUDO, CONFORTO CONSUMO E NA VELOCIDADE FINAL PEGUEI UMA BR E COLEI O VELOCIMETRO SE TAVA NO LIMITE NÃO SEI POIS NÃO TINHA INSTRUMENTOS DE PRECISÃO PRA CONFERIR MAIS QUE VOA VOA ABS MEU HOTMAIL
É JORGEPETROPOLIS@HOTMAIL.COM