11 de janeiro de 2011

Uma rápida atualização

Olá a todos!

Peço desculpas de antemão pela demora em atualizar o conteúdo do blog. O fato é que estou preparando um texto sobre algumas avaliações da Citycom que li (na web e em revistas) para tirar algumas conclusões e tentar esclarecer um pouco algumas inexplicáveis discrepâncias entre dados técnicos e medições relatadas. Uma das matérias que me deixou mais intrigado foi o comparativo da revista Duas Rodas de dezembro entre a Citycom 300i e a Fazer 250; infelizmente cai na besteira de emprestar a revista e o tal fulano que pegou ainda não me devolveu, por isso ainda não terminei de redigir a postagem. Peço-vos um pouco de paciência... rsrs

Hoje levei a moto até a concessionária para a troca de óleo dos 2000 km (1954 para ser exato). Aliás, aqui surgiu uma dúvida que não envolve apenas a Citycom, mas também outras motos que tive: de acordo com o manual a primeira troca de óleo deve ser feita aos 1000 km, a segunda com 3000 km e as sucessivas a cada 3000 km; já o pessoal da loja Dafra me orientou a trocar o óleo a cada 1000 km. Tudo bem que quanto mais novo o óleo maior a durabilidade do motor, mas me pergunto: se a montadora especifica uma coisa porque a concessionária fala outra? Descartando o motivo da venda forçada (acredito que a margem de lucro em 2lt de óleo seja ridícula), o que leva a uma recomendação tão diferente?
Eu estou seguindo a concessionária e troquei o óleo próximo aos 2000km, mas o problema que me ponho não é dos R$ 20,00 a cada 1000km, e sim do descarte do óleo usado, de como isso afeta o meio ambiente, afinal estou consumindo 3 vezes mais do que a montadora indica... Será que é realmente necessário?

Outra coisa: fiz como o leitor Cyro Jannotti de Niterói recomendou e aproveitei a troca de óleo para pedir ao mecânico para regular os amortecedores traseiros para a posição mais macia (uma acima da que vem de fábrica): realmente a moto ficou melhor, sinto menos os buracos e as irregularidades do asfalto e a traseira “pula” bem menos. Valeu pela dica!

Faço questão mais uma vez de elogiar o atendimento da concessionária Renauto Motos da Av. Rio Verde em Aparecida de Goiânia: quando cheguei lá – sem marcar... – o Rodrigo, responsável pela oficina, fez um olhar meio que de desespero – tinha várias motos na fila para revisão – mas bastou eu insistir só um pouquinho para que ele mandasse fazer a troca. Fui atendido em aproximadamente meia hora com aquela gentileza que até agora sempre caracterizou o pessoal da loja.


 Troca de óleo? É pra já!

No mais, tudo 100% com “o scooter”, sem nada a relatar a não ser o bom desempenho e o consumo que está sempre firme ao redor dos 24/25 km/l. Por falar em consumo, gostaria de lembrar que é muito sensível a fatores como peso do piloto, quantidade de ladeiras e descidas nos trajetos e estilo de pilotagem, portanto, oscilações entre 22 e 26 km/l não devem ser interpretadas como “mentiras” de revistas ou dono. Lembrem-se também que as medições feitas pela maioria das revistas acontecem em pistas fechadas, portanto em situação bem distante do uso no trânsito. Assim, se a revista “X” disse que a Citycom faz 27 por litro e o meu consumo está 2 ou 3 km/l abaixo é normal.  As minhas condições de uso são as seguintes: eu peso 96kg, ando sozinho 99% do tempo, faço trajetos sem engarrafamento e com poucos semáforos e costumo andar rápido quando posso, além do mais Goiânia é uma cidade bastante plana, então não enfrento ladeiras íngremes. Outro detalhe: conheci gente que mede o consumo das maneiras mais bizarras. De acordo com o método científico, para obter dados exatos é preciso reduzir ao máximo as variáveis e manter dados de controle; por não possuir aparelhos específicos para medição minhas medidas foram as seguintes: abastecer ambas as vezes no mesmo posto, sempre encher o tanque apenas até a pistola desarmar, fazer os dois abastecimentos assim que a luz de reserva acendeu.



_______________________________
Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)


.

6 comentários:

Adriano disse...

Olá Fabrizio, muito bom seu blog. Era o que faltava para eu comprar a minha Citycom. Venho fazendo pesquisas sobre ela fazem uns 3 meses pelo menos, mas só tinha visto foruns gringos. Agora estou decidido a comprar uma depois de ler seus relatos e muitos do pessoal ao redor do mundo.
Apesar de o preço aqui em Curitiba estar absurdamente mais caro que o resto do Brasil R$13500,00, ainda acho q vale a pena.
Se quiser acompanhar tem alguns foruns muito bons que dão varias dicas de conserto e peças para a citycom:

http://scootdawg.proboards.com/index.cgi?board=200cc&action=display&thread=16772&page=1

e http://symforum.com/index.php?PHPSESSID=tk2a84p3809umf6o8brcond4g0&board=12.0

Abraço,

Adriano

Ronaldo disse...

Com relção ao preço, eu comprei a minha semana passada, e vou emplacar ela hoje. Eu paguei 12760, os caras não te dão nem 1 centavo de desconto, não te dão nem 1 brinde ... nada ... dizem que pq a moto é unica no mercado então aproveitam esse fato pra não dar nada ao cliente ... Agora, eu consegui preço do ano passado ... Vi a tabela que sera aplicada este ano ... Aqui em SP, vai sair em torno dos 13000 ... Os caras são mão de vaca, qdo comprei minha burguiminha, ganhei 1 capacete e uma capa de chuva ... da Dafra não ganhei nem o tanque cheio ... ( estava cheio de ar )

abs

Ronaldo.

Fabrizio disse...

@Adriano

Valeu pelas dicas de site! Dei uma olhada, são bem interessantes. Quanto à Citycom, depois de muitas pesquisa cheguei à conclusão que realmente é um ótimo produto. Até agora, com 2021 km rodados não tenho absolutamente nada a reclamar.

Obrigado por seguir o blog!

Fabrizio disse...

@Ronaldo

Fala Ronaldo!
Olha, quando uma moto é recem lançada é muito difícil conseguir desconto ou brindes, e isso não é coisa de Dafra: quando a Yamaha lancou a XTZ 250-X fui me informar pra comprar e também não davam um centavo de desconto ou qualquer brinde; aliás, quando a Honda lançou a XRE 300 também fui ver a moto e naquela ocasião também foram inflexíveis quanto a preços ou brindes... É o preço que se paga por comprar lançamentos. Além do mais a Dafra sabe muito bem que se tratando de scooter o Citycom não tem concorrentes diretos, então nada de braçadas (por enquanto). Aqui em Goiânia eu paguei pouco mais de 12.000,00 em outubro, agora subiu pra 13.290,00 porque tem lista de espera para comprar: é a velha lei da procura e oferta.

Abraço e obrigado por seguir o blog!

Anônimo disse...

Quanto a troca de óleo a cada 1.000km, a concessionárias da Honda também recomendam, isso que a minha XRE a Honda diz que a troca deve ser feita a cada 4.000km junto com o filtro de óleo.Isso deve ser uma forma das revendas ganharem um precentual sobre a venda de óleos.

Diego Nunes - Recife/PE disse...

Estranho... Quando mencionei na CC Yamaha quanto a troca de óleo Fazer 250cc eles foram categóricos. Sua moto troca-se óleo a cada 5 mil km rodados. Siga o manual e seja feliz.

Óleo sempre novo só trás benefícios, claro. Os grandes problemas de se trocar óleo sem necessidade é contribuir para poluição e jogar dinheiro no lixo.