7 de abril de 2011

Diário de bordo

Olá a todos!

Desculpem a falta de postagens, o fato é que os compromissos profissionais estão tomando 150% do meu tempo (precisaria de dias de 48 horas para fazer tudo que preciso...).
Mas vamos ao que interessa.

Meu Citycom está muito bem e não apresentou nenhum tipo de defeito ou problema. Com quase 4000 km rodados e todas as revisões em dia o maxi scooter está esbanjando saúde e continua capturando olhares por onde passa. Confesso que a falta de tempo me fez ficar um tanto desleixado quanto à limpeza, por isso o pobre "Trovão Azul" anda bastante sujo... Prometi a ele que no sábado vou dar um banho caprichado!

Dias atrás o Cyro (leitor de velha data) me mandou uma reportagem publicada no jornal O Globo do dia 6 de abril sobre o Citycom (clique aqui para ler). O autor da reportagem destacou como principal aspecto negativo a dureza do sistema de amortecimento, que segundo ele se traduz em boas pancadas no chassis e no piloto. Sinceramente, desde que regulei os amortecedores traseiros para a posição mais macia isso melhorou sensivelmente, mas devo admitir que as pancadas vindo da roda dianteira às vezes são bem secas e podem assustar quem nunca andou de scooter ou quem vem de motos enduro/off-road.
Afinal, sempre escrevi que o terreno ideal dos scooters é o asfalto e que eles não digerem bem as estradas mal cuidadas que infestam nossas cidades. Aliás, aqui em Goiânia/Aparecida de Goiânia a situação está crítica. Especialmente em Aparecida parece que o nosso querido prefeito Maguito Vilela - com sua estratégia do "asfalto-marketing" - resolveu cobrir todas as nossas vias com uma camada ridícula de algo semelhate ao asfalto mas que se desfaz instantâneamente quando entra em contato com a água.
Assim, andar de Citycom por aqui se tornou um tipo de teste de reflexos e visão de longo alcance para conseguir desviar a tempo das inúmeras crateras entre as quais passam pequenos caminhos de asfalto intacto.

Pelo menos as rodas de 16 polegadas ajudam a amenizar a sensação de desconforto. Por falar nisso, é incrível a diferença entre o Citycom 300i e os scooters menores (Neo, Burgman 125...) ao passar em vias com pavimentação ruim: meses atrás andei num Neo 2008/08 e quando passava nos buracos tinha a sensação que o coitado ia desmontar e ficar só no chassis. O Citycom não transmite isso (mas também não é uma Falcon...).

Só mais uma coisa: sobre os intervalos de troca de óleo, entre os 1000km sugeridos pela concessionária e os 3000km indicados pela SYM, resolvi chegar a um meio termo e trocar o óleo a cada 1500km. Explico o porque: em ocasião da revisão dos 3000km tive a oportunidade de ver o óleo sendo retirado do scooter: ele estava perfeito! Limpo, transparente... peguei nele e ainda estava bem "oleoso", nada aguado. Em fim, parecia aguentar ainda uns 1000km fácil fácil.
Precisamos lembrar que descarte de óleo é um problema, por isso desperdiçar é um pecado contra o meu bolso e, o mais importante, contra o meio ambiente! Por isso resolvi esticar de 500km os intervalos de troca. Farei o teste na próxima troca (com 4500km) para ver a situação do óleo que sairá do motor.

Quero finalizar agradecendo a todos pela participação ativa, pelos inúmeros comentários deixados e por compartilhar experiências, reclamações e elogios sobre a Dafra e o Citycom. Devo à vossa colaboração grande parte do sucesso desse blog, que está se tornando um canal aberto e objetivo para todos aqueles que buscam informações "verdadeiras" sobre esse produto.


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Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)


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11 comentários:

Anônimo disse...

Eu também mudei a idéia da troca de óleo da XRE, a troca e a revisão sempre casam com 4.000km, mas nessas ultimas revisões já notei que não dá para rodar com certa segurança com 4.000km a cada troca de óleo pois, depois de 3.000km rodados o câmbio começa a ficar mais duro o barulho do motor mais alto e nas desaceleradas fica mais bruscas. Então resolvi trocar a cada 2.000km para conseguir trocar o óleo junto com as revisões (8.000 que se aproxima, seria interessante se todos conseguissem perceber essa diferença e criar uma média assim tería-mos motos com motores melhor conservados.

Anônimo disse...

Tenho lido seu blog e várias reportagens sobre a citycom e umas das críticas feitas por várias revistas, além da suspensão, é a altura do parabrisa, que fica no nível dos olhos, o que atrapalha a visão e o freio dianteiro, que quando acionado com vigor, trava a roda, segundos tais revistas. Existe alguma possibilidade da syn/dafra corrigir estes problemas?
Luciano Viana

Fabrizio disse...

@Anônimo

Olá!
Quanto aos problemas que muitas revistas e sites relatam a respeito do Citycom, aqui está minha opinião: a suspensão dianteira é realmente "seca" e isso incomoda um pouco em vias esburacadas. O freio dianteiro nunca apresentou problemas de travamento de roda, nem mesmo quando o solicitei com força, pelo contrário um dos maiores elogios que tenho sobre o maxi scooter Sym/Dafra é que o sistema de freios funciona muito bem. Agora, sobre a altura do parabrisa, isso é muito relativo: pra pessoas como eu, com altura de 1,75, ele não fica na altura dos olhos e não atrapalha a visibilidade. alvez para os mais altos... mas isso é meio complicado de resolver. Na Itália a Sym oferece como opcional um parabrisa mais alto, mas aqui no Brasil não tem nem previsão. A única observação que tenho a fazer sobre o parabrisa é que, devido à sua altura, cria certo ruído aerodinâmico pois desvia o ar para a parte superior do capacete dos que medem ao redor de 1,70m.

Obrigado por seguir o blog!

Paulo Schmidt disse...

Olá, tenho uma Citycom preta - a "Caveirão", que por conta do apelido estou customizando aos poucos no estilo. Tinha uma custom e esta coisa de modificar já está no sangue. Na minha, coloquei punhos cromados de custom (ficou excelente0; emblema (de caveira) cromado embaixo da bolha - com o nome Haley-Davidson (que leva alguns desavisados a confundir as marcas), que se sobrepôs perfeitamente ao símbolo da Sym, acabando com aquela coisa ridícula da moto ter dois "nomes"; coloquei protetor de placa cromado e parafusos de caveira com olhos que acendem; pus fita refletiva branca nas rodas (pretendo trocar por vermelhas) e no paralama dianteiro, aparafusei um adereço de caveira de metal, em relevo, além de dois olhos-de-gato nas laterais dianteiras. Ficou show... e única. Já encomendei o suporte de bauleto (lançamento Roncar), que vai aumentar a capacidade de bagagem. Bem, é isso. Volterei outras vezes. Abraço.

Nilson Pessoa disse...

Olá a todos.
O site www.adaometais.com.br vende alguns acessórios para o Citycom 300i, dentre eles um parabrisa 19 cm mais alto.
De fato, já li alguma coisa sobre caras que tem altura na faixa de 1,80m relatarem problema de visibilidade.
Abraços.

Fabrizio disse...

@ Paulo Shmidt

Fala Paulo!
Cara, a "Caveirão" deve ter ficado show! Eu tive uma Intruder 250 há alguns anos e também customizei ela inteira!
Se puder manda por e-mail algumas fotos para postar aqui no blog, vai ser show!

Obrigado!

Juan RR disse...

Fala Fabricio, tudo ok?

Como prometi antes, criei um blog para relatar o dia a dia aqui em SP, com nosso trânsito caótico e ruas esburacadas. Se me permitir, o endereço é:

http://citycom300i.blogspot.com/

Obrigado e continuo acompanhando seu blog, que por sinal, é atualmente a melhor fonte de informação da citycom.

Abraço

Fabrizio disse...

@Juan RR

Olá Juan! Parabéns pela iniciativa, li suas postagens e são bem interessantes.
Nossos blogs acabam sendo "irmãos"... até no nome.

Abraço e obrigado por seguir meu blog!

Anônimo disse...

caro amigo o óleo seu TROVÃO estava nas condições supra citados por não ter sistema de embreagem banhada a oleo ,vc poderia até utilizar oleo automotivo ,tipo aqueles que duram 10000 km ,pois seu motor é similar ao de carros inclusive na refrigeração que é liquida,abraços e continue na paz

Fabrizio disse...

@Anônimo

Isso é verdade, até porque a transmissão do Citycom é do tipo CVT. Quanto ao uso de óleo automotivo, valeu a dica!

Obrigado por seguir o blog!

Fabrizio.

Nuno disse...

Olá a todos, existem coisas muito estranhas no mundo das duas rodas.
Estou a escrever de Portugal, e vou comprar um scooter citycom 300i no próximo mês, mas ao contrário do que é referido neste blog, as revisões aconselhadas pelo importador em Portugal referem mudança de óleo a cada 6000Km. Alguém tem mais informações sobre isto?
Obrigado a todos e Boas Curvas!