15 de dezembro de 2010

Agilidade no trânsito: Moto x Scooter x Maxi scooter


Muitos dos que acompanham esse blog manifestaram dúvidas quanto à praticidade, ou melhor, à agilidade de uma maxi scooter como a Citycom em situações de trânsito pesado, isto é, naqueles casos em que a única saída é dada pelos famosos “corredores” que se formam entre uma fila de carros e outra.

Antes que alguém duvide da minha aptidão para tratar desse assunto faço duas ressalvas: em primeiro lugar convido quem ainda não conhece Goiânia a visitar essa cidade e se surpreender com o quanto o trânsito piorou nos últimos anos – mesmo assim ainda bem longe de SP, RJ, etc. - . Em segundo lugar, passei os primeiros 25 anos da minha vida em Roma, na Itália, e garanto que a quantidade de veículos que roda por lá é tão assustadora quanto a das metrópoles brasileiras e o trânsito igualmente caótico. Aliás, foi lá que tive o prazer de apreciar as vantagens que as scooters oferecem nessas condições.

Feitas as devidas premissas, vamos ao que interessa. De antemão vou dizendo que o comportamento dinâmico da Citycom se assemelha muito mais ao de motos como Falcon, CB300 e Fazer do que ao de scooters pequenas, isso devido a fatores como altura, largura e principalmente peso. Vamos dar uma olhada na tabela comparativa abaixo:

Comparativo scooters






Citycom 300i
Burgman 125
Neo 115
Lead 110
Largura (cm)
78,5
68,2
68,5
66,8
Altura total (cm)
144,5
111,2
107
112,5
Comprimento (cm)
221
177,2
193,5
183,8
Entre eixos (cm)
150
125,5
128
-
Peso (kg)
182**
108
103
109





Comparativo motos






CG 150 Titan
YBR 125
CB300R
Fazer 250
Largura (cm)
73
76
74,5
74,5
Altura total (cm)
109,8
108
104
106,5
Comprimento (cm)
198,8
198
208,5
206,5
Entre eixos (cm)
-
129
-
136
Peso (kg)
118,8
112
143
137
**Ao contrário dos outros, o valor divulgado pela Dafra é muito superior ao que foi medido por revistas especializadas: segundo a excelente revista brasileira M! o peso real é de 168kg, já na revista italiana In Sella foi aferido o peso de 169,5kg.

Como podem perceber comparando os valores, a Citycom é mais larga, longa e tem entre eixos* maior que as scooters de tamanho menor: a diferença fica na casa dos 10cm na largura e 20/30cm em comprimento e entre eixos.

Por outro lado, se compararmos as dimensões da Citycom com as das motos citadas é fácil perceber que trata-se de veículos de porte muito próximo: reparem, por exemplo, como largura e comprimento sejam extremamente parecidos em especial nas motos de 250/300cc.

A diferença mais perceptível, no entanto, é o peso. Esse sim muda drasticamente: de acordo com os dados fornecidos pela Dafra embora o peso real pareça estar na casa dos 170kg - a Citycom chega a ser cerca de 40kg mais pesada que uma moto com a mesma cilindrada e aproximadamente 75kg (!!!) em relação a uma scooter de porte menor . Aliás, lembram da boa velha Falcon 400? Pois é, ela tinha notáveis 151kg e era considerada uma moto bastante pesada...

Eis aqui um aspecto que os futuros pilotos de Citycom precisam levar em conta - as damas principalmente -. Sim, porque com a scooter em movimento os 182kg declarados pela Dafra desaparecem como por mágica, já empurrar a Citycom para frente e para trás não é nada agradável e exige certa força física (eu que o diga: para empurrar a minha na rampa de casa dá uma suadeira boa...).
O que acho incrível é como, mesmo sendo tão mais pesada, a “City” ainda consegue ser tão econômica quanto (ou mais) motos de mesma cilindrada e chegue tão perto do consumo de scooters menores como a Burgman 125, que segundo relatos de proprietários não passa dos 25/26 km/l – só para registrar: a média da minha Citycom está sendo de 23,4 km/l com gasolina comum. E antes que alguém se manifeste, sei que a Burgman não usa injeção eletrônica mas estamos falando do consumo de uma 125cc contra o de uma 265cc (a metade da cilindrada...) - .

Um fator que as fichas técnicas não trazem, mas que é de extrema importância para os centauros urbanos, é a altura dos retrovisores em relação ao chão, determinante para passar entre os carros sem deixar lembrancinhas aos motoristas

- Aproveito a ocasião para fazer um apelo aos colegas motoqueiros: cuidado com os retrovisores alheios! Acho uma p@!# sacanagem detonar os carros dos outros. Além do mais, lembrem-se que talvez um dia você pode estar sentado ao volante...) -

Bom, de qualquer forma os espelhos da Citycom ficam a 130cm de altura, muito perto dos 135 da Falcon que tive e dos 125/132cm que medi em outras scooters e motos. Portanto nada de novo sob esse aspecto, pois dá pra passar pelos carros sem problema nenhum.

Em suma, a Citycom 300i é uma excelente opção de mobilidade urbana e proporciona ao piloto um comportamento muito próximo ao de motos entre 250 e 300cc (peso a parte). Obviamente requer um cuidado maior em relação às scooters menores, principalmente no que diz respeito ao comprimento e ao peso.


_________________________________
Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)


_________________________________________________________________________
*O entre eixos é a distância entre o centro das rodas dianteira e traseira: quanto menor, maior a agilidade da moto.


.

19 comentários:

Anônimo disse...

boa noite. estou impressionado como voce escreve, detalhes e informaçoes muito boas. estou decidido a comprar um scooter maior pra usar principalmente em viagens. Como moro em uma cidade de porte medio, nao temos grandes problemas de transito e as ruas sao todas asfaltadas e otimas.( prefeira otima) tenho uns 14k pra investir e acho q vou de b400. gostaria de saber se vc ja andou e se pode dar sua opiniao comparando uma usada 2004 a 2008. gostaria de saber tb se possivel sobre peças da sua 300 por que tenho medo da suzuki,mas o rendimento na estrada deve compensar esse custo.. parabens e continue assim..

Fabrizio disse...

Olá!

A única experiência que tive com a Burgman 400 foi um test-drive que consegui numa seminova em 2009. Muito boa! Na época me informei sobre as peças e fiquei assustado com o custo de alguns componentes - embora a Citycom também não seja propriamente "econômica" quando comparada a motos comuns -. A verdade é que ao comprar scooter tem que estar ciente de que deverá arrumar uma boa oficina (que conheça scooters) e assumir que manutenção de scooter não é igual manutenção de GC - mas também não é igual à de uma 600cc, como li num infeliz comentário num forum dias atrás -.

Marcio Santos (BH) disse...

Escape da B400 R$3000,00 realmente fora da realidade de muitos... o Escape completo do meu sandero não da isso.

Otimo Blog, esse ultimo comparativo, muito bom... Continuo acompanhando o Blog... Abçs

Anônimo disse...

Ok fabricio estarei divulgando seu blog, é sempre bom haver um site mais especifico de um modelo ou marca, espero que ela te dê muitas alegrias e muitas viagens, eu fico feliz com a minha XRE, quem sabe em um futuro eu entre no mundo das maxi-scooter. Se puder divulgar o meu também tenho banner para divulgação.

Fabrizio disse...

Olá Santo,

Valeu! Encontrei seu blog - http://mototurismors.blogspot.com/ - por acaso e achei bem interessante.

Obrigado pela visita!

Juan RR disse...

Na revista M! deste mes, saiu o comparativo da B-400 x SYM-300, e adivinhem quem fez mais pontos: a SYM! Apezar que eu não acho justo a comparação, ainda mais que a B-400 sai por quase 27 mil... preço totalmente "sem noção"!

Fabrizio disse...

Olá Juan RR e obrigado por retornar ao meu blog!
Vc está falando da revista M! de dezembro? Não sabia desse comparativo, vou comprar com certeza! Aliás, foi nessa revista que encontrei a melhor reportagem sobre a Citycom no Brasil.

Obrigado pela informação!

Juan RR disse...

Fala Fabrizio! Isso mesmo, na de dezembro. Outra coisa legal é que a velocidade final dela foi de 130 km/h reais e 0 a 100 km/h em 14s, aferidos no gps, desta vez condizendo mais com a realidade principalmente pelo torque dela, enquanto outras revistas diziam que só chegava a 118 km/h e 0 a 100 em 18s! Velocidade de 150cc... será que foram reportagens compradas?rs.

Até mais...

Anônimo disse...

Olá Fabrizio.

Sempre tive esses problemas,se estava de TITAN, ela era rápida mas não dava pra carregar nada nela. Se estou de Lead ela carrega tudo mas perde em velocidade final.

Acredito que a Citycom seja a união dessas duas coisas, agilidade com praticidade. Se não conseguir seguir no corredor, ela compensa em velocidade logo que vc pega uma pista livre... fora o conforto né...?

Abraços...

Wilson Belarmino - seguidor.

Fabrizio disse...

Oi Wilson,

Resumiu 100% as boas características da Citycom. Quanto aos corredores pode ficar tranquilo: a Citycom é "bicho urbano" mesmo!

André disse...

Meu caro Fabrizio,

Estive em Goiania por uma semana, agradável lugar e pessoas também, como se vê em você. Parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar suas impressões tão bem. Estou muito inclinado a ter uma scooter de novo. Tive uma Neo, cansei das suspensões curtas e troquei numa XTZ, kick, aí cansei da falta de praticidade. Você dizendo que o pessoal da Dafra atende bem aí alivia uma dúvida, ainda que não tenha sequer conseguido encontrar as concessionárias daqui. Mas sobre a moto em si, vc falou do peso, como você sente a influência dele no anda e para do trânsito? Chega a prejudicar a segurança, a cansar? Realmente a moto é muito pesada na comparação, e o assento muito alto. Poderias fala como vc se sente quanto a isso? Abraço!

Fabrizio disse...

Oi André!
Já tive oportunidade de andar de Neo (não minha...) e a Citycom é outra história: a única coisa que as duas têm em comum é a transmissão cvt. Quanto ao peso é o seguinte: ao andar vc nem nota, pois a scooter é ágil e rápida nas respostas. O único incómodo se tem ao ter que manobrar a moto desligada (empurrar ou movimentar), mas não chega a ser impossível ou cansativo. Aliás, preciso averiguar a informação sobre o peso, pois a Dafra informa 182kg, na excelente revista M! li que pesa 168kg e na imprensa italiana a Sym informa 169,5kg (todos os pesos se referem à moto "pronta para rodar", isso é, com óleo, líquido do radiador e gasolina no tanque). Os dois pesos aferidos pelas revistas são bem próximos, o que me leva acrer que sejam plausíveis, já o valor informado pela Dafra me parece meio alto...
De qualquer forma, dá pra levar ela numa boa!
Obrigado!

Daniel Mambrini disse...

Olá Amigos que acompanham o Blog do Fabrizio,

Fui olhar a tabela Fipe, pra calcular o IPVA da citycom, que eu AINDA não tenho, mas só pra ter uma base etc...vi que o valor da 2011 não 0KM é de R$ 10.915,00, ta certo isso??

http://www.fipe.org.br/web/index.asp?aspx=/web/indices/veiculos/introducao.aspx

Ronaldo disse...

Hoje de manhã, quando estava indo ao trabalho, avistei uma citycom no transito, e eu com minha burgman 125 sofri um pouco e consegui alcançar o cara num semaforo fechado e não perdi a oportunidade de um rapido bate papo ... Perguntei se ele estava gostando, como era andar com ela no meio dos carros e ele disse que foi proprietario de burguiminha por 5 anos ... disse que a diferença não é muita, que com umas 2 semanas a gente acostuma e tals e que havia recem competado 1000kim e estava satisfeito ... Fiquei mais animado a comprar a minha ... Mas ainda penso, que ela é cerca de 10cm mais larga, 44cm mais longa e cerca de 70km mais pesada ... Da certo receio.

Fabrizio disse...

Olá Daniel! O valor da Citycom 0km é, na tabela da Dafra, 12.290,00 (embora algumas lojas por aqui tenham subido o preço para 12.890,00. Esse valor da moto NÃO 0KM (cerca de 11.000) me parece plausível com o índice médio de desvalorização. Veremos... O bom é que ao comprar você "ganha" o primeiro ano de IPVA (pelo menos aqui em GO).

Fabrizio disse...

Fala Ronaldo! Pois é cara, eu também não vejo tanta diferença no uso do dia-dia. Números são números, mas a distrubuição do peso e a correta impostação da ciclística ajudam na agilidade. Por falar nisso, a revista Moto! (M!) de dezembro comparou a Citycom e a Burgam 400 e no quesito agilidade a falaram muito bem da Citycom.

assis disse...

Parabéns pela iniciativa do blog/diário e pela precisão e paixão dos seus depoimentos.

Favor postar todas as suas experiências com relação a revisões programadas e seu grau de satisfação (0 a 10).

Nice rides in 2011!!!

Turion10 disse...

Boa tarde! Parabéns pela escrita tão articulada e descontraída, sem perder o foco no obejtivo. Estou na segunda Lead 110 e após ler seu blog vou passar na DAFRA para fazer um test drive e em seguida fazer o plano para trocar a atual Lead por uma Citycom. Parabens e obrigado.

Unknown disse...

ola conheço seu blog desde o ano passado, depois que a minha moto burgman foi roubada, passados algumas semanas meu marido chegou dizendo que iria comprar a citycom para mim, e que eu fizesse uma pesquisa para mim conhecer melhor, e se havia algumas reclamações porque é da marcar dafra, disse a ele que nao via problema nisto, ja que a minha anterior sendo da marca suzuki, me deu dores de cabeça desde o dia da compra, fora que quando coloquei alarme nela, na revendedora da suzuki, e em 2 semanas de instalado,ele pegou fogo, se meu marido nao tivesse com ela na frente de casa, ela teria queimado toda, bom depois de muito pesquisar conheci seu blog, e fiquei interessada em comprar uma, mas como eu ainda estava pagando a outra que foi roubada, esperei passsar pelo menos 7 meses, agora estou aqui para dizer que comprei a minha Citycom, e estou muito contente, apesar de ter esperado quase um mes para ela ser entregue, esta semana estarei mandando emplacar, e logo volto pra te contar como estou me saindo com ela, ela é linda comprei a 2012/2013, duro vai ser fazer o seguro, pelo que andei pesquisando vai ficar um pouco caro, mas fazer o que, afinal ainda estou pagando a outra, mas depois que voce ve ela pessoalmente nao tem como resistir, espero que voce tenha melhorado depois do seu acidente. obrigada pela sua atenção tenha uma ótima tarde

Eloisa