6 de dezembro de 2010

Moto X Scooter: a dúvida do momento (parte 1... de muitas)


Olá a todos.
Nos últimos dias venho recebendo muitos e-mails de seguidores, apreciadores e também “detonadores” (rsrs) que comentam e questionam algumas coisas que escrevo (aliás, faço questão de registrar que publico todos os comentários que recebo, positivos ou negativos).
Assim, sinto-me no dever de postar aqui algumas considerações sobre a minha moto e sobre as scooters em geral.

Em primeiro lugar, entendo que a comparação da Citycom 300i com uma CB300 ou uma Fazer faça sentido para quem está com uns 13.000 reais no bolso e tem dúvida sobre como investir esse dinheiro, por outro lado comparar uma scooter com uma moto não é a coisa mais fácil do mundo. Como escrevi amplamente num tópico anterior, são meios de transporte tão diferentes, com ciclística e mecânicas tão distantes que fica realmente complexo relacionar uma à outra.

E essa grande dúvida não é coisa exclusiva “do Brasil”, pois lá na terra da “Passione” existe há décadas uma turma que defende a praticidade das scooters e outra dos que jamais trocariam o prazer de pilotar uma moto e repudiam as tentativas de Honda e Yamaha de criar “scooters motociclísticas” ou “motos scooterizadas” – refiro-me a experiências como a T-Max 500 da Yamaha e à DN-01 da Honda (...procurem na net para saber mais).

A opinião desse que vos escreve é a seguinte: se você busca um meio de transporte que seja antes de tudo prático, que não “beba muito”, que lhe garanta maior proteção da sujeira e se você não liga muito para essas coisas de andar de uma roda, pular em quebra molas e tunar a moto, então vá de scooter.

Para quem busca um meio de transporte de robustez mais que comprovada, fácil de revender a qualquer momento, com peças à venda em qualquer loja de esquina, que qualquer mecânico saiba “botar pra funcionar”, que permita criar “Frankensteins” com carburador de Sahara, rodas de Strada, pneus de CB500, painel de Twister, farol de Hornet, lanterna de Falcon, etc., então oriente-se para motos mesmo, pois scooters não dão espaço para esse tipo de personalização e ainda são uma aposta no mercado de usados.

Agora, por favor não me venham comparar a manutenção de uma scooter como a Citycom com a das GCs da vida! Ontem estava batendo um papo sobre isso com um colega e disse a ele o seguinte: “você compararia o seu Gol Special 1.0 com um Citroën C3 1.4? Ora, o porte dos carros é semelhante, o espaço interno também, mas se destinam a públicos muito diferentes: quem compra um C3 sabe que a manutenção dele será mais cara que a de Gol, Uno, Palio, etc., em contrapartida a qualidade construtiva e o conforto também são diferentes.”.

Eu fiz a minha escolha, baseado nas minhas necessidades e nos meus gostos. A Citycom é Dafra e é um produto novo, sei que teria dificuldades se precisasse vendê-la com urgência. Também sei que o preço de peças comuns - como pneus e outras – é bem mais alto que as das CGs e talvez um pouco mais que de outras 250/300cc (vocês já se informaram sobre o custo das peças da CB300? Não? Pois vos convido a fazer isso e se surpreender...).

Mesmo assim, por escolha consciente, optei por um veículo que atende plenamente a tudo que exijo dele: bom desempenho, excelente praticidade, robustez até agora inquestionável (... e olhem que em Aparecida de Goiânia temos buracos pra dar e vender!), rede de concessionárias satisfatória e não visado pelos ladrões.

E não pensem os leitores que eu não goste de motos, pois adoro! Tive o grande prazer de customizar uma Intruder 250 há alguns anos e, mais recentemente, me diverti pacas com a Falcon que tive por 3 anos. Também andei de CG 150 KS, Biz e Sundown Web...
Os tempos mudam, as necessidades também. Agora para mim a Citycom é perfeita!

A propósito de scooters, coloco aqui o link do blog leitor Mário Sérgio - que agradeço imensamente - no qual ele nos fala um pouco sobre esse prático veículo, ainda tão "novo" no nosso País: www.marios.blogs.sapo.pt


___________________________________
Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)

.

9 comentários:

Juan RR disse...

Olá, eu gostei muito do seu blog, me ajuda muito. Obrigado.

Fabrizio disse...

Olá Juan! Muito obrigado!

Juan RR disse...

Esta última questão é polêmica, pois comprar um veículo de 2 rodas na faixa de 13 mil está ficando complicado pela quantidade de opções e estilos. Com a Ténéré, Citycom, Comet 250, CB 300, etc... tudo no mesmo preço (fora as semi-novas), acaba deixando todo mundo em dúvida do que seria melhor. Sem contar as "um pouco" mais caras, como a Ninja 250, Comet GTR 250, D-Tracker, etc. O meu caso eu gosto de uma moto que seja confortável e polivalente (acredito que teria que ser uma trail como a Ténéré). Mas é inegável o prazer do CVT e de não precisar carregar mochilas. Por outro lado, graças a Deus temos muitas opções hoje em dia, aí podemos "vestir" a moto que mais nos agrade. Outro detalhe é o seguro, que também pesa na hora da escolha. É, tá ficando difícil...rs

Abraço.

Marcelo disse...

Fabrizio, tambem acho a CItycom linda. E pretendo comprar uma no início de 2011. Vou me aproveitar de vc (já que sei que vc pesquizou muito a Citycom) para tirar uma dúvida.Vc sabe dizer quanto tempo dura e o custo dos pneus da Citycom ?
Um grande abraço e felicidades com sua linda Scooter.

Fabrizio disse...

Olá Marcelo. Bom, ao que me consta os pneus custam por volta dos R$ 390 o traseiro e R$ 360 o dianteiro (isso em lojas comuns, não na concessionária Dafra). Quanto à duração, me disseram os Meltzer originais duram cerca de 15000 kms se mantidos corretamente (calibragem, manutenção das rodas, etc.).

Abç!

Branca disse...

Excelente Blog com muita informação num tom bem direto, claro e com Humor (Descontração).

Parabéns e sucesso.

Por causa do seu Blog estou tentado a comprar um Citycon 300i Dafra no começo de 2011.

Aqui em São Paulo com o transito caótico que fica pior a cada dia e onde tirando as motos Custom de Média e Alta cilindrada que nenhum ladrão quer acabamos tendo que comprar uma moto que não seja visada e nesse quesito os Scooters saem na frente.

Sem contar o fato engraçado de que aqui se você está de Scooter é tirado de Executivo, Publicitário, Motociclista, ou TIO-zinho onde os Carros até tem um certo cuidado e respeito, agora de Moto dependendo da Moto eles infelizmente te tiram de Motoboy (Já trabalhei) e só faltam passar por cima.

Andei de Burgman para experimentar gostei da praticidade, resposta do acelerador e é lógico a facilidade de ser Automática. Odiei a ciclística principalmente em baixa rotação e em curvas ninguém merece aqueles pneuzinhos HORRÍVEL.

A Citycon vai de encontro ao que eu quero PRATICIDADE, facilidade, meio de transporte para o trabalho que seja econômico, confortável e acima de tudo virtualmente seguro, onde por enquanto aqui em São Paulo SP os larápios não visam, ou roubam Scooters como as Motos Honda e Yamaha Falcon, Twister, CB 300, Hornet 600, Fazer, etc... E quando eles veem o nome Dafra saem correndo.

Até mesmo eu já havia dito muitas vezes que nunca teria uma Moto ou veículo de duas rodas da Dafra, Kasinski e demais chinesas. Mais parece que estou mordendo minha língua e revendo meus conceitos Kkkkkkkkk.

Um grande abraço e sucesso.

Parabéns.

Wilson Antônio
DJ Branca

Fabrizio disse...

E aê Wilson!
Cara, realmente a praticidade das scooters é inquestionável. Só uma ressalva: a Citycom não é chinesa (rs).
Flw!

Anônimo disse...

Grande Fabrizio.

Você está prestando um serviço de valor inestimável para essa galera que ainda está indcisa quanto à aquisição de um scooter ao invés de uma moto. Acho até que a Dafra deveria te compensar de alguma forma (rsrsrs), vou escrever para eles recomendando.

Obrigado por mencionar o meu blog no seu texto e logo citarei o seu no meu, aguarde. A matéria sobre os scooters do meu blog foi também publicada com destaque no site www.motonline.com.br, com uma repercussão muito boa entre os indecisos na hora da compra.

Descobri um outro blog de um carinha que faz viagens inacreditáveis com uma Burgman 125 e vale muito a pena conhecer:
http://omegaredbsb.multiply.com/journal/

Abraços meu amigo e continue escrevendo que estou acompanhando.

Mário Sérgio

Fabrizio disse...

E aí Mário! Legal o blog que me passou, andei dando uma olhada...
Vc acredita que teve gente que me perguntou se trabalho na Dafra de tanto eu falar da Citycom? hehehehe. Mas deixo claro que não tenho nada a ver com eles não, sou apenas cliente mesmo! rsrsrsrs

Valeu!