21 de dezembro de 2010

Um show de atitude: “a borrachinha”


Olá a todos!

Finalmente posso escrever sobre a “história da borrachinha”, uma situação da qual estava aguardando a solução para poder relatar com clareza e riqueza de detalhes.

Curiosos? Posso imaginar...  Então vamos lá.

No dia em que retirei a minha tão esperada Citycom na concessionária Renauto Motos da Av. Rio Verde (em Aparecida de Goiânia – GO) notei que na parte interna do banco estava faltando um dos batentes de borracha (vejam na foto) que fazem com que o banco apóie em determinados pontos do compartimento de bagagem. Nada que prejudicasse o comportamento ou o funcionamento da scooter, mas obviamente mostrei a falta da peça ao pessoal da loja e exigi que a tal “borrachinha” me fosse entregue o mais rápido possível. Até hoje não compreendi como é que o batente simplesmente sumiu de lá, mas na ocasião os funcionários da loja me garantiram que estaria com a peça em mãos dentro de duas semanas – confesso que a emoção de retirar a scooter foi tamanha que na hora nem dei muita importância a esse detalhe –.


O leitor poderia perguntar: “porque você não contou isso antes?”. Respondo: por uma questão de ética. Divulgar informações e opiniões na internet é coisa séria, muito mais séria do que a maioria das pessoas acha. Assim, se tivesse falado nisso sem ter uma resposta, sem saber como a Dafra se comportaria diante desse problema provavelmente teria sido impreciso e tendencioso e teria disseminado desconfiança em relação ao produto e à marca. Agora que o problema foi resolvido – de forma exemplar, diga-se de passagem – sinto-me preparado para relatar o acontecido.

Pois bem, o prazo de duas semanas que o pessoal da loja pediu se passou e nada da “borrachinha” chegar. Na semana seguinte liguei insistentemente na loja para saber quando a “borrachinha” chegaria, mas ninguém parecia ter informações precisas. Então resolvi entrar no site da Dafra e mandar um e-mail formalizando o pedido do batente de borracha do banco, inclusive explicando que o pedido já havia sido feito na loja, porém sem êxito. Cerca de 15 minutos após enviar o e-mail recebi uma mensagem de resposta com um número de protocolo e acreditei se tratar de mais um SEC – Serviço de Enrolação ao Cliente – desses com que nos deparamos todos os dias.

Enganei-me: quase uma hora depois recebi a ligação de um atendente da Dafra me informando que pelo fato de a Citycom ser um produto recém-lançado a peça ainda não estava disponível, mas que a fábrica estava enviando um novo banco (completo) para que a concessionária fizesse a substituição. Quando o questionei sobre o prazo de chegada o rapaz garantiu que dentro de 7 a 10 dias a loja me ligaria para fazer a troca.
Na mosca! 8 dias depois fui chamado pelo Sr. Afonso – gerente de pós-venda – para levar a moto até a loja e trocar o banco pelo novo, operação que foi realizada em rápidos 30 minutos durante os quais fui bajulado com café e um papo agradável com o gerente.

Banco novo, problema resolvido e... só? Não. Depois do ocorrido a Dafra ainda me ligou mais duas vezes: a primeira para saber se a substituição do banco havia sido realizada corretamente, se a concessionária havia cobrado algo pelo serviço e se estava satisfeito com a solução; a segunda para me agradecer por ter entrado em contato e me convidar a manifestar qualquer tipo de problema com a scooter ou com o atendimento na loja.

Moral da história:
1. Meus sinceros parabéns à Dafra e à atitude louvável tomada para não prejudicar a satisfação do cliente e, consequentemente, a imagem da marca.

2. Como já escrevi em post anterior já fui cliente de “zero km” Honda, que diante de um problema com a lente do painel da minha Biz 100 2001 que apareceu arranhada e embaçada após uma revisão respondeu à minha reclamação com essas palavras: “confiamos na competência dos nossos mecânicos, já não podemos garantir a correta manutenção por parte do usuário”, em outras palavras: nós jamais erramos, você sim.

3. Não importa o erro ou quem o cometeu, e sim o que a montadora faz para resolvê-lo. E no meu caso não há dúvidas quanto à seriedade da marca Dafra.

4. Lembram quando a Fiat chegou ao Brasil? Lembram do pobre Fiat 147 e de seus inúmeros problemas? Lembram de piadinhas como “F.I.A.T. = Fui "Inganado" Agora é Tarde”? Olhem para a Fiat do Brasil agora, única filial lucrativa da marca italiana no mundo, líder de mercado.

Como diz o ditado, “o mundo dá voltas....” e alguns “patinhos feios” que sabem como agradar o consumidor conseguem superar problemas de juventude e se tornar grandes participantes do mercado do consumo...


____________________________________
Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)




.









.

18 comentários:

Agostini disse...

Olá! Quem diria, a Dafra parece outra Dafra com vontade, seriedade e disposta a queimar a língua de muita gente. Não queremos só um bom produto, precisamos de respeito também. Um abraço!

CYRO JANNOTTI disse...

É isso aí, Fabrizio, temos de exigir nosso direito mesmo. Parabéns!. A propósito, você tem alguma notícia sobre o bagageiro para instalação do bauleto? Madei um e-mail para a Roncar e eles me informaram que estariam lançando o bagageiro para a Citycom em janeiro.

Fabrizio disse...

Olá "Jannotti". Infelizmente nenhuma notícia oficial. O meu está vindo da Itália (os meus pais estão trazendo) por míseros 45 euros...
O Afonso da loja Dafra também disse que em janeiro vai estar à venda.

Abraço e obrigado por seguir o blog!

Jean Carlo disse...

Boa noite Fabrizio.. Meu nome é Jean e sou de Blumenau/SC e tenho acompanhado teu blog desde 19/12 quando comecei a caçar coisas sobre a citycom na internet, pois meu vizinho comprou uma revista e conheci a moto pela matéria, fiquei bem empolgado porque ja tive uma scooter PGO 50cc 1998, motoquinha muito boa, freio a disco e partinha elétrica e sempre gostei desse tipo de "moto" digamos, ja tive também uma biz que não gostei e uma Kasinski miraje 250 2002, que também é uma bela moto, mas agora to querendo uma citycom, me encantei pelo estilo da moto, show de bola, preço dentro da realidade brasileira de impostos e tudo mais, bom saber que a Dafra está dando atenção ao cliente, pois já trabalhei em autorizada kasinski e na minha época peças não faltavam, mas a fábrica era um pouco demorada, e a adm. nada flexível só prejudicavam o logista, enquanto a dafra vendia motos aos montes, a kasinski só patinava, graças uma empresa comprou ela e colocou sangue novo la dentro, cada vez que vejo algo sobre a marca é em relação a crescimento, fico contente pois conheço os produtos e gosto da marca, e quero e vou dar crédito a dafra comprando uma citycom, pois pelo o que o amigo tem relatado, até agora só teve alegrias, gostaria de saber tambem se já fez alguma viagem um pouco mais longa com ela e qual o comportamento da scooter, e posta mais umas fotos dela ai pra nós por favor... grande abraço...Jean Carlo

Fabrizio disse...

Oi Jean Carlo.
Realmente não tenho nada a reclamar até agora e espero que continue assim. Pessoalmente não tenho preconceito nenhum em relação a marca alguma. Quando, por exemplo, afirmo que a GARINNI é uma péssima marca com péssimos produtos e péssimo atendimento falo pela terrível experiência de um mes com uma GR150P que nunca funcionou e ninguém conseguia consertar, nem mesmo a matriz em Manaus.
Quanto às fotos, assim que der um belo banho na "City" vou tirar algumas e postar.

Obrigado por acompanhar meu blog!

Alexandre Albergaria disse...

Olá Fabrizio,

Favor passar sua impressão da City na estrada, pois pretendo adquiri-la e vou utilizála em viagens diárias de 30 km de asfalto ( rodovia)...ah,,, se puder informar o comportamento com gararupa me fala,,,(minha esposa irá comigo).

Um abraço , e muito o brigado pelas informações bem colocadas através de seu blog.
Alexandre/BH

Fabrizio disse...

Olá Alexandre!
Em breve postarei uma matéria sobre comportamento na estrada, mas já vou lhe adiantando que é muit bom: estabilidade 100%, o motor dá conta do recado, pneus muito bons. Quanto à questão do garupa eu quase não ando; levei minha esposa algumas vezes e ela adorou, só reclamou do esforço para subir pois o banco é alto.

Mais detalhes nos próximos dias!

Obrigado por seguir o blog!

Fabrizio.

Agostini disse...

Olá, Fabrizio e demais seguidores! No site www.motonline.com.br, há um teste completíssimo sobre o Citycom 300i, com as impressões em diversas condições de uso. Agora me deixou com mais vontade ainda, mas preciso vender minha Mirage, senão não dá. Um abraço!

Fabrizio disse...

Olá Edson! Pois é, li a matéria. Excelente e esclarecedora como todas da galera do Motonline.
Valeu a indicação!

Sinal e Expressinho disse...

Sou um proprietario de uma CityCom 300i Branca, Estou feliz com a moto, porem preocupado com a Dafra como representante oficial da SYM.

Para quem nunca precisou de uma peça ou garantia da Moto. Repense, Dafra continua sendo Dafra, retirei minha moto com 4 itens avariados, parabrisas, carenagem frontal e lateral com riscos e pecas quebradas ocasionando um acabamento ruim e barulhos frontais.

A venda foi excelente, o vendedor, 10 ate o momento da venda e da entrega na moto. Na retirada, fui informado que ate o dia 10 de janeiro teria todas as minhas pecas substituidas, que era para eu ficar S O S S E G A D O, que a CityCom tinha estoque e coisa e talz... Acreditei e dancei..

Amanha é meu limite para que eles coloquem um prazo e deem uma posição.


Ha tempo de sobra para ficar moderando foruns e respondendo questões que incentivem as decisoes pela venda, mas nenhum tempo para escrever um email e ou dar uma ligadinha me posicionando sobre quando minha moto tera suas peças repostas!


Se vc gosta de receber pelo que pagou, alem de ter seguranca que sera prontamente atendido em caso de alguma necessidade tecnica.. Pense bem!


A disposição

Eduardo H. Carlos

Sinal e Expressinho disse...

Sou um proprietario de uma CityCom 300i Branca, Estou feliz com a moto, porem preocupado com a Dafra como representante oficial da SYM.

Para quem nunca precisou de uma peça ou garantia da Moto. Repense, Dafra continua sendo Dafra, retirei minha moto com 4 itens avariados, parabrisas, carenagem frontal e lateral com riscos e pecas quebradas ocasionando um acabamento ruim e barulhos frontais.

A venda foi excelente, o vendedor, 10 ate o momento da venda e da entrega na moto. Na retirada, fui informado que ate o dia 10 de janeiro teria todas as minhas pecas substituidas, que era para eu ficar S O S S E G A D O, que a CityCom tinha estoque e coisa e talz... Acreditei e dancei..

Amanha é meu limite para que eles coloquem um prazo e deem uma posição.


Ha tempo de sobra para ficar moderando foruns e respondendo questões que incentivem as decisoes pela venda, mas nenhum tempo para escrever um email e ou dar uma ligadinha me posicionando sobre quando minha moto tera suas peças repostas!


Se vc gosta de receber pelo que pagou, alem de ter seguranca que sera prontamente atendido em caso de alguma necessidade tecnica.. Pense bem!


A disposição

Eduardo H. Carlos

Fabrizio disse...

@Sinal e Expressinho

Olá Eduardo!

Realmente lastimável o que aconteceu com seu Citycom: peças estragadas, mau acabamento... Realmente coisas de "marca de terceira". Confesso que me surpreende pois minha experiência foi extremamente positiva até agora.
Você já tentou entrar em contato com a Dafra pelo site? Quando fiz isso recebi ligação rapidinho mesmo.
Olha, sei que o pessoal da Dafra segue meu blog, então se quiser posso publicar sua reclamação no meu blog: basta você escrever um texto bacaninha explicando tudo e citando nomes e cargos de quem te atendeu, me mandar por e-mail (favesi@gmail.com) que eu posto aqui no blog na hora, ok?

Obrigado por seguir o blog!

Unknown disse...

Caro Fabrizio, tenho uma Neo e estou numa dúvida tremenda entre a Citycom 300 e a Tenere 250. Sei que são motos diferentes. Gostaria da sua opinião com relação a Dafra pra saber o que faço!.

Abraços

Deleon

Fabrizio disse...

@Deleon

Olá!

Essa sua dúvida é comum a muitos outros, vc nem imagina quantos!
O meu ponto de vista é o seguinte: analise bem as condições do asfalto por onde vc transita, pois scooter sofre um pouco com isso enquanto enduro nasceu pra encarar buracos. Aqui em Goiânia, por exemplo, dá pra andar de scooter numa boa, mas tem umas ruas em que é preciso tomar cuidado...
Outro aspecto importante é a praticidade: o Citycom tem um amplo portamalas debaixo do banco e isso pra mim foi determinante, pois consigo carregar meu notebook lá dentro sem que ninguem veja (ou dá pra colocar capa de chuva e muitas outras coisas); ele também é melhor em dias chuvosos porque tem mais proteção para o piloto (sapatos, calça, etc.). Também tem a questão do câmbio automático que dá muito menos trabalho na cidade.
Resumindo: o Citycom privilegia o conforto e a praticidade, enquanto uma moto como a Ténéré 250 é voltada a quem busca mais "diversão" ao pilotar, pois tem todas aquelas virtudes típicas das motos enduro (suspensão reforçada e alta, leveza e agilidade).
Outra coisa: a autonomia da Ténéré é bem maior porque seu tanque tem capacidade generosa em relação aos 10 lts do Citycom.
Avalie também a rede de lojas Dafra na sua cidade, pois depender de apenas uma concessionária pode se tornar uma dor de cabeça. Aqui em Goiânia temos muitas, então isso não foi problema para mim.

Espero ter sido útil, qualquer coisa é só perguntar.

Abraço e obrigado por seguir o blog!

Fabrizio disse...

@Deleon

Só completando...

a minha experiência com o atendimento da Dafra é das melhores e não tenho nada até agora de que possa reclamar. Ouvindo relatos de outros donos de motos Dafra percebi que a qualidade dos seus produtos e serviços melhorou muito desde que entrou no mercado.
Porém já recebi e-mails de pessoas reclamando da demora nas revisões e no despreparo de vendedores e atendentes. Aí vai minha sugestão: se vc já anda de Neo sabe o quanto scooter é bom na cidade e, te garanto, o Citycom é um excelente produto do qual não irá se arrepender. De toda forma, faça umas visitas em lojas Dafra na sua cidade, procure falar com alguem que está levando ou retirando a moto da revisão para saber como foi atendido e se os mecânicos estão à altura.
Repito, a concessionária que me atende aqui é muito boa e o pessoal é gentil, competente e bem treinado.

Câmbio e desligo! (rsrs)

Esta é a sua resposta disse...

Olá amigão tenho uma Honda lead e estou de olho na dafra citycom o que você me fala da marca e do scooter. Vale a pena ou ainda "honda é honda"

Esta é a sua resposta disse...

Desculpe mas não falei antes. Sou de Goiânia e parabens pelo blog

Fabrizio disse...

@ Dr. Sérgio

Olá Dr. Sérgio,
obrigado por seguir o blog, espero que esteja gostando mesmo.
Generalizar é um tanto difícil, mas posso afirmar com toda certeza que a minha experiência com a Dafra está sendo muito boa. É claro que a Honda tem mais lojas para atender seu cliente e dispõe de uma rede logística mundial muito bem estruturada. Além do mais a Honda projeta e cria seus próprios produtos, enquanto a Dafra apenas faz parcerias e monta no Brasil produtos de fabricantes estrangeiros (a Honda é um fabricante, a Dafra uma montadora), com todas as vantagens e desvantagens que isso acarreta.
No caso da SYM (fabricante do Citycom 300) não há o que temer pois está no mercado internacional há diversos anos e vem conquistando muitos consumidores com produtos excelentes a preços concorrenciais.
Quanto à Dafra a vontade de crescer é visível mas pelos relatos de alguns seguidores desse blog percebo que ainda há concessionárias com complexo de inferioridade acaba prejudicando os clientes e elas mesmas.
A Renauto da Av. Rio Verde em Aparecida de Goiânia está agindo como "gente grande", espero que outras sigam o exemplo.

Abraço!

Fabrizio