24 de novembro de 2010

As maravilhas do automático (ou "Moto de homem")

Na postagem de hoje quero falar um pouco sobre a transmissão automática CVT adotada na Citycom e na quase totalidade das scooters que conheço. Para o título fiquei em dúvida entre dois e acabei colocando ambos - continue lendo e descobrirá o porque... -

Alguns conhecidos chegaram a me dizer "compra moto de homem, rapaz! Esse negócio aí sem marcha é coisa de mulher!" ou ainda "homem que é homem anda de moto esgoelando, passando de marcha na tora mesmo!".  Aí eu me pergunto: 1. Porque Hilux automática é "de homem" e moto automática não seria?  2. Será que quem faz um comentário desses nunca pegou aqueles dias de trânsito terrível onde o máximo que se consegue é engatar a terceira para depois voltar à segunda e primeira?  3. Um cara desses já pilotou uma scooter?
Pois eu falo: é bom de mais! Não sei na estrada (...deve ser também) mas na cidade o câmbio automático é simplesmente perfeito: é só acelerar-frear-acelerar e andar pelos carros com sorriso estampado no rosto.

Agora, para pegar uma bela estrada livre com muitas curvas... aí sim uma "moto de homem" vale a pena! Reduzir para deixar o giro do motor alto, entrar na curva, descer com gosto e dar aquela acelerada pra sair... Adoro isso! Já me diverti muito com a minha Falcon... (bons tempos!).

São veículos diferentes, com propósitos diferentes. Scooters são excelentes meios de transporte urbanos, perfeitas pro para-e-anda típico das cidades com bastante carros (...e olhem que estou falando de Goiânia, nem me atrevo a comentar a situação de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro).
Motos são "brinquedos" para se divertir, fazer experiências, mostrar que nem sempre motorzão deixa os outros para trás, pois muito depende do braço de quem está por cima... Para isso moto não tem igual!

Mas para quem, como eu, procura praticidade, espaço para carregar coisas, proteção de água e sujeira, conforto, facilidade de direção e segurança, então a resposta é Scooter. E se os deslocamentos envolvem pequenas viagens até cidades próximas, então precisa-se de mais que 125-150cc.

A transmissão CVT parece coisa de videogame: você acelera, o motor chega na rotação necessária (4500 a 6500 rpm, dependendo do quanto se acelera) e a moto vai ganhando velocidade com o motor sempre na mesma rotação com total suavidade, sem solavancos ou passagens perceptíveis. Pode-se acelerar bastante na saída para sair rápido e depois diminui gradativamente a aceleração: assim o giro do motor cai mas a moto continua acelerando (impossível? Coisa de scooter...). Cheguei a andar a 110km/h com o motor a pouco mais de 5000 rpm, no silêncio total - o barulho do vento no capacete é a única coisa que se consegue ouvir -.

Em fim, para criticar é preciso conhecer. E para conhecer é preciso experimentar. Para quem nunca andou de Scooter fica o convite: experimentem uma boa (e a Citycom está sendo ótima!) e depois reflitam, honestamente...


___________________________________________________
Obrigado pela leitura! Até a próxima!
(favesi@gmail.com)

7 comentários:

Alexandre Albergaria disse...

Excelente postagem!!! Continue com os inteligente e proveitosos comentários.
Alexandre/BH

Daniel Mambrini disse...

Cara tenho um Burgman 125 e tenho planos de seguir para citycom em 2011... Otimas Postagens, vou te acompanhar por aqui...Abraço e boa sorte

Fabrizio disse...

Obrigado galera! Com esses comentários a vontade de escrever sobe de maaaaaais! VALEU!

Agostini disse...

Olá, Fabrizio! Quando falei para um amigo que vou comprar uma Citycom, ele me veio com esse papo de que scooter é pra "boiola". Daí, lembrei-me deste seu post e comecei a pensar: essa ideia cruel e discriminatória de algumas pessoas, só pode ser mais um problema cultural (diga-se falta de) deste país. Um abraço!
Edson Agostini.

Fabrizio disse...

Fala Edson! Ó, com todo respeito mas manda seu amigo "catar coquinhos" . Quer dizer então que carro automático tb é coisa de viado? Ah neiiimmm... Bixo, sem comentários...

Anônimo disse...

Olá Fabricio !!

Parabéns pelo seu blog, e por esta atitude generosa de se expor e de dividir sua experiência no Citycom.

Por que isto é tão raro entre nós brasileiros ??

Quando comprar o meu, vou sugerir na loja que você ganhe um segundo Citycom. Você tem sido um ótimo vendedor !!

Abraços do amigo virtual Marcelo

Fabrizio disse...

@Anonimo

Olá meu amigo!

Hehehehe... valeu, embora duvido muito que eles me presenteiem com isso rsrsrs.

Aguardo notícias!

Fabrizio.